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dc.contributor.advisor1Elisa Maria Amorim Vieirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0158056065348126pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Ana Carina Utsch Terrapt_BR
dc.contributor.referee1Marcelino Rodrigues da Silvapt_BR
dc.contributor.referee2César Geraldo Guimarãespt_BR
dc.creatorPedro Gomes Dias Britopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4099143922712070pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-26T20:53:00Z-
dc.date.available2020-03-26T20:53:00Z-
dc.date.issued2019-05-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33004-
dc.description.abstractThe purpose of this thesis is to examine José Medeiros‘ and Marcel Gautherot‘s photographs by approaching Rancière‘s aesthetical-political reflections. In this sense, we will lean on the concept of pensive image, emphasizing how it entails literary mute speech. Our study is distributed in two parts. In the first one, particularly theoretical, we will follow Rancière‘s body of work, stressing: i) his relation to two precursors, Gilles Deleuze and Roland Barthes; ii) his thesis of a shared poetics and distribution of the sensible [partage du sensible] congregating literature and photography, what enables us to enroll them in the aesthetic regime of art. In the second part, a piece of critique, we will spotlight some of the photographers‘ pensive images. We will discuss their circulation in many media and suggest their correspondence with some writers‘ mute speech, such as Carolina Maria de Jesus‘, Francisco Alvim‘s and Bertolt Brecht‘s. At last, we will try to comprehend how both Medeiros and Gautherot share and reopen the unsettling potency literature inaugurated in the age of an aesthetic regime, which politics consists in putting into circulation supernumerary bodies and beings, escaping the predetermined police account of places, capacities, intelligences and abilities.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho pretende examinar a obra dos fotógrafos José Medeiros e Marcel Gautherot à luz do pensamento estético-político de Jacques Rancière. Nesse sentido, trabalharemos junto ao conceito de imagem pensativa, elaborado pelo filósofo, e enfatizaremos como ele é formulado sob o signo da palavra muda literária. Nosso estudo compreende duas partes. Na primeira, propriamente teórica, percorremos a obra de Rancière, explicitando: i) sua relação com dois precursores, Gilles Deleuze e Roland Barthes; ii) sua tese de uma poética e de uma partilha do sensível comuns à literatura e à fotografia, o que permite inscrevê-las no denominado regime estético da arte. Em uma segunda parte, eminentemente crítica, percorreremos alguns pontos da produção de Medeiros e Gautherot. Discutiremos a circulação de suas imagens em diversas mídias e proporemos o intercâmbio entre a imagem pensativa dos fotógrafos e a e palavra muda de alguns escritores, como Carolina Maria de Jesus, Francisco Alvim e Bertolt Brecht. Por fim, tentaremos compreender como ambos os fotógrafos compartilham e atualizam a potência disruptiva inaugurada pela literatura em tempos de um regime estético, cuja política consiste em colocar em circulação seres excedentes a qualquer conta policial pré-determinada dos lugares, das capacidades, das inteligências e das competências.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectJosé Medeirospt_BR
dc.subjectMarcel Gautherotpt_BR
dc.subjectJacques Rancièrept_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subject.otherMedeiros, José, 1921-1990.pt_BR
dc.subject.otherGautherot, Marcelpt_BR
dc.subject.otherJesus, Carolina Maria de, 1914-1977. – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherAlvim, Francisco, 1938- – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherBrecht, Bertolt, 1898-1956. – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherLiteratura e fotografiapt_BR
dc.titleUma questão de corpos: a fotografia de José Medeiros e Marcel Gautherot sob o signo da palavra mudapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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