Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33056
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marcelo Andrade Cattoni de Oliveirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4442732824534071pt_BR
dc.creatorElder Fernandes Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2020-03-31T14:58:19Z-
dc.date.available2020-03-31T14:58:19Z-
dc.date.issued2016-02-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33056-
dc.description.resumoO presente trabalho investigou o processo legislativo de tramitação do Plano Municipal de Educação (PME) em Governador Valadares, MG, e suas implicações pertinentes às questões de gênero. Para tanto, baseando-se nos equívocos e polêmicas produzidos e reproduzidos a partir do Plano Nacional de Educação (PNE), colocado em tramitação no Congresso Nacional desde 2010 e concluído em 25 de junho de 2014, após embates em torno do que se convencionou chamar de “ideologia de gênero”, elaborou-se o pressuposto de que também na cidade leste-mineira os episódios locais em torno do PME vinculavam-se à falta de conhecimento específico sobre gênero e a falta de abertura política por parte dos parlamentares. Após a constatação de que a Câmara Municipal, atendendo à voz das lideranças religiosas que saíram em defesa do modelo tradicional de família, extirpara do PME todas e quaisquer possiblidades de se implantar e/ou se discutir uma agenda de gênero dentro das escolas da rede municipal, o foco desta investigação pairou sobre a Reunião Extraordinária de 22 de junho de 2015 e a Reunião Ordinária de 09 de julho de 2015, nas quais os parlamentares definiram os rumos da educação municipal para os próximos dez anos. A análise feita aqui confirmou as hipóteses levantadas de que a falta de conhecimento e de abertura política por parte dos parlamentares locais contribuíram para o desfecho do PME. Como conclusão, esta pesquisa ponta a escola como a grande aposta para que o aperfeiçoamento da democracia no município se restabeleça, proporcionando a participação política, a transformação da cultura cívica local e a reintrodução das discussões e ações em torno da agenda de gênero outrora severamente extirpada pelos parlamentarespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escolapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectPNEpt_BR
dc.subjectPMEpt_BR
dc.subjectProcesso Legislativopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectGovernador Valadarespt_BR
dc.titleGênero, educação e política : uma análise a partir do processo legislativo de tramitação do Plano Municipal de Educação (PME) de Governador Valadares - Minas Geraispt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gênero e Diversidade na Escola



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons