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http://hdl.handle.net/1843/33056
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Marcelo Andrade Cattoni de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4442732824534071 | pt_BR |
dc.creator | Elder Fernandes Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-03-31T14:58:19Z | - |
dc.date.available | 2020-03-31T14:58:19Z | - |
dc.date.issued | 2016-02-26 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/33056 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho investigou o processo legislativo de tramitação do Plano Municipal de Educação (PME) em Governador Valadares, MG, e suas implicações pertinentes às questões de gênero. Para tanto, baseando-se nos equívocos e polêmicas produzidos e reproduzidos a partir do Plano Nacional de Educação (PNE), colocado em tramitação no Congresso Nacional desde 2010 e concluído em 25 de junho de 2014, após embates em torno do que se convencionou chamar de “ideologia de gênero”, elaborou-se o pressuposto de que também na cidade leste-mineira os episódios locais em torno do PME vinculavam-se à falta de conhecimento específico sobre gênero e a falta de abertura política por parte dos parlamentares. Após a constatação de que a Câmara Municipal, atendendo à voz das lideranças religiosas que saíram em defesa do modelo tradicional de família, extirpara do PME todas e quaisquer possiblidades de se implantar e/ou se discutir uma agenda de gênero dentro das escolas da rede municipal, o foco desta investigação pairou sobre a Reunião Extraordinária de 22 de junho de 2015 e a Reunião Ordinária de 09 de julho de 2015, nas quais os parlamentares definiram os rumos da educação municipal para os próximos dez anos. A análise feita aqui confirmou as hipóteses levantadas de que a falta de conhecimento e de abertura política por parte dos parlamentares locais contribuíram para o desfecho do PME. Como conclusão, esta pesquisa ponta a escola como a grande aposta para que o aperfeiçoamento da democracia no município se restabeleça, proporcionando a participação política, a transformação da cultura cívica local e a reintrodução das discussões e ações em torno da agenda de gênero outrora severamente extirpada pelos parlamentares | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | PNE | pt_BR |
dc.subject | PME | pt_BR |
dc.subject | Processo Legislativo | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Governador Valadares | pt_BR |
dc.title | Gênero, educação e política : uma análise a partir do processo legislativo de tramitação do Plano Municipal de Educação (PME) de Governador Valadares - Minas Gerais | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gênero e Diversidade na Escola |
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GÊNERO EDUCAÇÃO E POLÍTICA uma análise a partir do processo legislativo de tramitação do Plano Municipal de Educação PME ~1.pdf | 1.4 MB | Adobe PDF | View/Open |
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