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http://hdl.handle.net/1843/33056
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Gênero, educação e política : uma análise a partir do processo legislativo de tramitação do Plano Municipal de Educação (PME) de Governador Valadares - Minas Gerais |
Authors: | Elder Fernandes Oliveira |
First Advisor: | Marcelo Andrade Cattoni de Oliveira |
Abstract: | O presente trabalho investigou o processo legislativo de tramitação do Plano Municipal de Educação (PME) em Governador Valadares, MG, e suas implicações pertinentes às questões de gênero. Para tanto, baseando-se nos equívocos e polêmicas produzidos e reproduzidos a partir do Plano Nacional de Educação (PNE), colocado em tramitação no Congresso Nacional desde 2010 e concluído em 25 de junho de 2014, após embates em torno do que se convencionou chamar de “ideologia de gênero”, elaborou-se o pressuposto de que também na cidade leste-mineira os episódios locais em torno do PME vinculavam-se à falta de conhecimento específico sobre gênero e a falta de abertura política por parte dos parlamentares. Após a constatação de que a Câmara Municipal, atendendo à voz das lideranças religiosas que saíram em defesa do modelo tradicional de família, extirpara do PME todas e quaisquer possiblidades de se implantar e/ou se discutir uma agenda de gênero dentro das escolas da rede municipal, o foco desta investigação pairou sobre a Reunião Extraordinária de 22 de junho de 2015 e a Reunião Ordinária de 09 de julho de 2015, nas quais os parlamentares definiram os rumos da educação municipal para os próximos dez anos. A análise feita aqui confirmou as hipóteses levantadas de que a falta de conhecimento e de abertura política por parte dos parlamentares locais contribuíram para o desfecho do PME. Como conclusão, esta pesquisa ponta a escola como a grande aposta para que o aperfeiçoamento da democracia no município se restabeleça, proporcionando a participação política, a transformação da cultura cívica local e a reintrodução das discussões e ações em torno da agenda de gênero outrora severamente extirpada pelos parlamentares |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/33056 |
Issue Date: | 26-Feb-2016 |
Appears in Collections: | Especialização em Gênero e Diversidade na Escola |
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GÊNERO EDUCAÇÃO E POLÍTICA uma análise a partir do processo legislativo de tramitação do Plano Municipal de Educação PME ~1.pdf | 1.4 MB | Adobe PDF | View/Open |
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