Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/33058
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Projeto de intervenção para melhorar o processo de execução de exames de urgência em um laboratório de análise clinicas do Município de Arcos, Minas Gerais
Autor(es): Ruth Anne Araújo Rodrigues
Primeiro Orientador: Eliana Aparecida Villa
Resumo: Todo laboratório clínico, deve ter como principal referência a RDC 302 de 2005. Essa legislação determina vários requisitos, para que o laboratório, gere resultados fidedignos aos seus pacientes. Um dos requisitos que o laboratório deve cumprir, conforme essa legislação, é possuir um mecanismo que possibilite a agilização na liberação dos resultados em situações de urgência. Este trabalho tem por objetivos: propor um projeto de intervenção para melhorar o processo de execução de exames em caráter de urgência em um laboratório de análises clínicas do município de Arcos, Minas Gerais e enfatizar a importância em atender as solicitações dos pacientes, de modo a não lhes causar danos, agindo de forma humanizada. Como metologia, inicialmente realizou-se uma auditoria no processo, a fim de verificar como ele ocorre. Como medida principal, elaborou-se dois planos de ensino como forma de interver na realidade: o primeiro voltado para o processo de execução dos exames de urgência, diferenciando as amostras de urgência da rotina e o outro referente a comunicação entre a equipe. A partir da implementação dos planos de ensino, busca-se alcançar melhorias nos processos de execução dos exames em caráter de urgência de modo que não ocorram atrasos na entrega dos resultados, melhorando, assim, o processo de tratamento dos pacientes que buscam esse serviço.
Assunto: Química Farmacêutica
Análise Química do Sangue
Humanização da Assistência
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores em Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33058
Data do documento: 14-Dez-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RUTH ANNE ARAÚJO RODRIGUES.pdf248.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.