Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33071
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dc.contributor.advisor1Ricardo Saraiva de Camargopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3129215067425344pt_BR
dc.contributor.referee1Gilberto de Miranda Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Ricardo Poley Martins Ferreirapt_BR
dc.contributor.referee3Reinaldo Morabito Netopt_BR
dc.contributor.referee4Henrique Pacca Loureiro Lunapt_BR
dc.contributor.referee5Alexandre Xavier Martinspt_BR
dc.creatorPaganini Barcellos de Oliveirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6673967067032943pt_BR
dc.date.accessioned2020-04-01T00:44:50Z-
dc.date.available2020-04-01T00:44:50Z-
dc.date.issued2020-02-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33071-
dc.description.abstractEsta tese investiga a aplicação de algoritmos exatos e heurísticos para a resolução de diferentes variantes do problema de localização de facilidades em dois níveis, versões estas poucos estudadas pela literatura. Trata-se de um tema de grande importância dentro da área de Otimização de Sistemas de Grande Porte, tendo ainda ampla aplicação em diversos sistemas logísticos existentes. De forma geral, o problema consiste em selecionar de um conjunto de locais candidatos um subconjunto de pontos que atuarão ou como suprimento ou como transbordo no atendimento, a custo mínimo de instalação e transporte, de clientes espalhados geograficamente. Nas variantes estudadas, a rede de atendimento ou distribuição é hierarquizada, sendo formada por um primeiro nível composto por facilidades que suprem as demandas dos clientes via pontos de transbordo pertencentes ao segundo nível. As três variantes estudadas do problema são: (i) a versão na qual facilidades e transbordos são não capacitados; (ii) o caso no qual a demanda dos clientes varia num horizonte de planejamento discretizado em períodos, resultando num problema de localização multi-período ou dinâmico; (iii) e a alternativa que considera custos adicionais oriundos dos efeitos de congestionamento em função do acúmulo de fluxo nas facilidades e pontos de transbordo. Em todas as variantes investigadas consideram-se duas possibilidades de interligação entre o primeiro e segundo níveis. Na alocação simples, um ponto de transbordo só pode interagir com uma única facilidade; enquanto, na atribuição múltipla, um ponto de transbordo pode estar conectado com um número qualquer de facilidades. Como o grande desafio destes tipos de problemas é a natureza combinatória deles, para cada uma das variantes estudadas, modelos matemáticos e métodos especializados baseados na decomposição de Benders e GRASP foram propostos e avaliados tanto em relação ao tempo computacional quanto à qualidade das soluções obtidas.pt_BR
dc.description.resumoThis thesis presents exact and heuristic algorithms to solve different variants of the two-level facility location problem; variants which were less studied in the literature up till now. This is a topic of great relevance within the field of Large Scale System Optimization and with an ample presence in several logistics systems. Generally speaking, the problem consists of selecting a subset of points from a set of candidate sites to act either as a supply or as an transshipment point to serve customers geographically scattered at minimal installation and transportation costs. In the studied variants, the service or distribution network is hierarchical, being composed of a first level with facilities that supply customer demands via a second tier having transshipment points. The three studied variants of the problem are: (i) the version in which the facilities and transshipment points are assumed uncapacitated; (ii) the case in which customers’ demand varies over a discretized planning horizon, leading to a multi-period or dynamic location problem; (iii) and the alternative that considers additional costs arising from the effects of congestion derived from the delay of accumulated flow in the facilities and transfer points. All investigated variants consider two possible types of interconnection between the first and second levels. In the single allocation, a transshipment point can interact with only one facility; while, in the multiple assignment, a transshipment point can connect with many facilities. Finally, as one of the greatest challenges of these problems is their combinatorial nature, mathematical models and specialized methods based on the Benders decomposition method and GRASP were proposed and assessed both in terms of computational running time and obtained solution quality for each of the studied variants.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA PRODUÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectTwo-level facility location problemspt_BR
dc.subjectBenders decomposition methodpt_BR
dc.subjectGRASPpt_BR
dc.subjectOptimization of large-scale logistics systemspt_BR
dc.subject.otherEngenharia de produçãopt_BR
dc.subject.otherMétodo de decomposiçãopt_BR
dc.subject.otherAlgoritmospt_BR
dc.subject.otherLogística empresarialpt_BR
dc.titleNew approaches for the two-level facility location problem: models and algorithmspt_BR
dc.title.alternativeNovas abordagens para o problema de localização de facilidades em dois níveis: modelos e algoritmospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0639-8844pt_BR
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