Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33081
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dc.contributor.advisor1Tânia Aretuza Ambrizi Gebarapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8976489157503310pt_BR
dc.contributor.referee1Cecília Vieira do Nascimentopt_BR
dc.creatorTelma Luzia Russo Mirandapt_BR
dc.date.accessioned2020-04-01T20:06:07Z-
dc.date.available2020-04-01T20:06:07Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33081-
dc.description.resumoEste trabalho aborda o uso pedagógico da Biblioteca Escolar visando a formação dos educandos leitores no início da escolarização. A pesquisa tem uma natureza qualitativa de caráter bibliográfico, buscando ressaltar a importância da leitura na formação do educando e sua relação pedagógica com a Biblioteca Escolar. Apresenta a história da Biblioteca no mundo e, posteriormente, seus avanços históricos no Brasil, chegando à formação da rede de bibliotecas no município de Belo Horizonte, bem como sua relação com as leis disponíveis para a biblioteca, seu uso nas escolas, os profissionais e sua atuação. O estudo faz uma reflexão sobre a relação pedagógica existente entre biblioteca e escola, apresentando documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, as Diretrizes Curriculares Nacionais, o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), entre outros, mostrando que o papel da leitura vai além da decodificação, busca a formação de um cidadão com senso crítico. Demonstra a importância do acesso aos livros e das fontes de informações, disponíveis principalmente na Biblioteca Escolar, visando que professores e bibliotecários possam planejar atividades pedagógicas em conjunto, o que pode trazer benefícios inestimáveis para formar o educando tanto no aspecto intelectual, emocional quanto social. Como resultado da investigação considera-se os apontamentos sobre uma das principais estratégias de aproximação da leitura, na fase inicial da escolarização do educando, com a atividade de contação de histórias, uma das estratégias mais usadas no espaço da Biblioteca. O estudo salienta outras formas do educando se apropriar desse espaço, tais como: conhecer o acervo da biblioteca, saber como se dá a organização do mesmo e assim apreender a localizar o material de seu interesse. Foram utilizados uma gama de referenciais teóricos, destaca-se aqui alguns deles: Kuhlthau, 2013; Campello, 2012; Côrte, Bandeira, 2011; Lajolo, 1993.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/*
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectFormação de crianças leitoraspt_BR
dc.subjectAção pedagógicapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.titleBiblioteca escolar e formação do leitor na Escola Municipal Mário Mourão Filhopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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