Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/33081
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Biblioteca escolar e formação do leitor na Escola Municipal Mário Mourão Filho |
Authors: | Telma Luzia Russo Miranda |
First Advisor: | Tânia Aretuza Ambrizi Gebara |
First Referee: | Cecília Vieira do Nascimento |
Abstract: | Este trabalho aborda o uso pedagógico da Biblioteca Escolar visando a formação dos educandos leitores no início da escolarização. A pesquisa tem uma natureza qualitativa de caráter bibliográfico, buscando ressaltar a importância da leitura na formação do educando e sua relação pedagógica com a Biblioteca Escolar. Apresenta a história da Biblioteca no mundo e, posteriormente, seus avanços históricos no Brasil, chegando à formação da rede de bibliotecas no município de Belo Horizonte, bem como sua relação com as leis disponíveis para a biblioteca, seu uso nas escolas, os profissionais e sua atuação. O estudo faz uma reflexão sobre a relação pedagógica existente entre biblioteca e escola, apresentando documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, as Diretrizes Curriculares Nacionais, o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), entre outros, mostrando que o papel da leitura vai além da decodificação, busca a formação de um cidadão com senso crítico. Demonstra a importância do acesso aos livros e das fontes de informações, disponíveis principalmente na Biblioteca Escolar, visando que professores e bibliotecários possam planejar atividades pedagógicas em conjunto, o que pode trazer benefícios inestimáveis para formar o educando tanto no aspecto intelectual, emocional quanto social. Como resultado da investigação considera-se os apontamentos sobre uma das principais estratégias de aproximação da leitura, na fase inicial da escolarização do educando, com a atividade de contação de histórias, uma das estratégias mais usadas no espaço da Biblioteca. O estudo salienta outras formas do educando se apropriar desse espaço, tais como: conhecer o acervo da biblioteca, saber como se dá a organização do mesmo e assim apreender a localizar o material de seu interesse. Foram utilizados uma gama de referenciais teóricos, destaca-se aqui alguns deles: Kuhlthau, 2013; Campello, 2012; Côrte, Bandeira, 2011; Lajolo, 1993. |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/33081 |
Issue Date: | 7-Dec-2019 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Telma Luzia Russo Miranda_EL_Laseb2019.pdf | 1.6 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License