Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/33083
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Alfabetização, leitura e escrita: o que a Educação Infantil tem a ver com isso? |
Authors: | Margarete Marinho Pires de Almeida |
First Advisor: | Maria Carolina da Silva Caldeira |
metadata.dc.contributor.advisor-co2: | Kely Cristina Nogueira Souto |
Abstract: | O objetivo desta pesquisa foi analisar as concepções de 14 professoras e 25 famílias de uma turma de 5 anos de uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) de Belo Horizonte e acompanhar o desenvolvimento da linguagem escrita das crianças dessa referida turma. Toda a investigação se deu a partir do questionamento de algumas professoras e familiares: na EMEI alfabetiza? Para a investigação, foi realizado um questionário com as professoras e famílias das crianças dessa turma sobre as expectativas das mesmas em relação à alfabetização na educação infantil. A análise das concepções apresentadas possibilitou esclarecer o questionamento e aponta que professoras e famílias encontram-se confusas sobre como se dá o processo de aquisição da leitura e da escrita. Percebemos que as crianças da educação infantil participam ativamente das ações que envolvem leitura e escrita de maneira espontânea, demonstrando aprendizado significativo e grandes avanços na linguagem escrita. Nesse sentido, procuramos entender a alfabetização como um processo que se inicia desde o nascimento da criança, uma vez que ela está inserida em um mundo letrado. O importante não é se alfabetiza na EMEI, mas como se dá esse processo. Palavras-chave: Educação Infantil. Alfabetização. Leitura. Escrita. RESUMO O objetivo desta pesquisa foi analisar as concepções de 14 professoras e 25 famílias de uma turma de 5 anos de uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) de Belo Horizonte e acompanhar o desenvolvimento da linguagem escrita das crianças dessa referida turma. Toda a investigação se deu a partir do questionamento de algumas professoras e familiares: na EMEI alfabetiza? Para a investigação, foi realizado um questionário com as professoras e famílias das crianças dessa turma sobre as expectativas das mesmas em relação à alfabetização na educação infantil. A análise das concepções apresentadas possibilitou esclarecer o questionamento e aponta que professoras e famílias encontram-se confusas sobre como se dá o processo de aquisição da leitura e da escrita. Percebemos que as crianças da educação infantil participam ativamente das ações que envolvem leitura e escrita de maneira espontânea, demonstrando aprendizado significativo e grandes avanços na linguagem escrita. Nesse sentido, procuramos entender a alfabetização como um processo que se inicia desde o nascimento da criança, uma vez que ela está inserida em um mundo letrado. O importante não é se alfabetiza na EMEI, mas como se dá esse processo. Palavras-chave: Educação Infantil. Alfabetização. Leitura. Escrita. |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/33083 |
Issue Date: | 7-Dec-2019 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC final pdfa.pdf | Margarete Marinho Pires de Almeida - EL LASEB 2019 | 563.95 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.