Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/33085
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Educação ambiental e a ressignificação dos espaços internos da escola municipal de educação infantil Sarandi
Autor(es): Maria Helena de Souza Costa
primer Tutor: Maria Carolina da Silva Caldeira
primer miembro del tribunal : Camila Amorim Campos
Resumen: O presente trabalho aborda uma possibilidade de prática educativa voltada para as necessidades de movimento das crianças, ressignificando os espaços da escola de educação infantil. Trata-se de uma intervenção na própria prática realizada com as crianças de três anos, da turma do triângulo, da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Sarandi. Apresenta-se uma análise crítica da atividade desenvolvida e fundamentada em autores como Callai (2005), sobre a aprendizagem da geografia na educação infantil e como a criança constrói a noção de espaço a partir da leitura que faz do mundo à sua volta, dando sentido e ressignificando-o. Para isso, foram realizadas atividades que favorecem a criança a olhar os espaços da escola como um lugar que acolhe. As atividades também procuram fazer com que a criança seja protagonista da apropriação do espaço, não se resumindo apenas a sala de aula. Quis também dar relevância às observações das crianças em relação ao espaço externo próximo à escola que foi desmatado. A partir disso, procurei trazer também uma conscientização sobre a educação ambiental. Foram feitas, ainda, análise de questionários que foram aplicados ao corpo docente da instituição, desenhos feitos pelas crianças de quais espaços mais lhes agradavam, leitura de artigos e obras de autores como o citado acima dentre outros. A análise permitiu uma reflexão sobre a prática e compreensão das possibilidades de envolver as crianças em momentos de aprendizagem que respeitem seu desejo e necessidade de movimento, ao mesmo tempo em que favoreçam a aprendizagem.
Asunto: Educação infantil
Geografia
Espaço em geografia
Aprendizagem experimental
Educação ambiental
Movimento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/33085
Fecha del documento: 7-dic-2019
Aparece en las colecciones:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
ACPPDEZEMBRO MARIAHELENAFINAL1.pdf1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons