Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/33085
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Maria Carolina da Silva Caldeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8051730003649059 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Camila Amorim Campos | pt_BR |
dc.creator | Maria Helena de Souza Costa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-04-01T21:54:15Z | - |
dc.date.available | 2020-04-01T21:54:15Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/33085 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho aborda uma possibilidade de prática educativa voltada para as necessidades de movimento das crianças, ressignificando os espaços da escola de educação infantil. Trata-se de uma intervenção na própria prática realizada com as crianças de três anos, da turma do triângulo, da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Sarandi. Apresenta-se uma análise crítica da atividade desenvolvida e fundamentada em autores como Callai (2005), sobre a aprendizagem da geografia na educação infantil e como a criança constrói a noção de espaço a partir da leitura que faz do mundo à sua volta, dando sentido e ressignificando-o. Para isso, foram realizadas atividades que favorecem a criança a olhar os espaços da escola como um lugar que acolhe. As atividades também procuram fazer com que a criança seja protagonista da apropriação do espaço, não se resumindo apenas a sala de aula. Quis também dar relevância às observações das crianças em relação ao espaço externo próximo à escola que foi desmatado. A partir disso, procurei trazer também uma conscientização sobre a educação ambiental. Foram feitas, ainda, análise de questionários que foram aplicados ao corpo docente da instituição, desenhos feitos pelas crianças de quais espaços mais lhes agradavam, leitura de artigos e obras de autores como o citado acima dentre outros. A análise permitiu uma reflexão sobre a prática e compreensão das possibilidades de envolver as crianças em momentos de aprendizagem que respeitem seu desejo e necessidade de movimento, ao mesmo tempo em que favoreçam a aprendizagem. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Espaço | pt_BR |
dc.subject | Movimento | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.other | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.other | Geografia | pt_BR |
dc.subject.other | Espaço em geografia | pt_BR |
dc.subject.other | Aprendizagem experimental | pt_BR |
dc.subject.other | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject.other | Movimento | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental e a ressignificação dos espaços internos da escola municipal de educação infantil Sarandi | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ACPPDEZEMBRO MARIAHELENAFINAL1.pdf | 1.1 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License