Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/33095
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Capoeira na educação infantil : uma proposta de análise das relações étnico-raciais evidenciadas na prática da capoeira
Autor(es): Michelle Badaró Rêgo
Primeiro Orientador: Claudio Emanuel do Santos
Primeiro membro da banca : Vitória Régia Izaú
Resumo: Este trabalho aborda a importância da valorização das relações étnico-raciais desde a primeira infância, tendo como disparador a prática da capoeira na escola. Construir este olhar sobre a cultura, conhecer, valorizar a identidade negra e buscar ações afirmativas foi à estratégia utilizada para a execução desta pesquisa. As crianças da turma de 4 anos vivenciaram momentos de construção do saber através de roda de conversas, vídeos, músicas, desenhos e a própria aula de capoeira que é uma fonte de conhecimento inesgotável da nossa ancestralidade. Os principais referenciais teóricos foram Ivazaki (2018), Silva e Heine (2008), Gomes (2011), Munanga (2005) e os documentos em âmbito nacional sobre a implementação da Lei 10639/03. Do ponto de vista metodológico, a abordagem escolhida foi de pesquisa-ação, caracterizando como qualitativa, conforme Bogdan e Bikklen (1994). Valorizando o processo em si, a construção do sujeito, não apenas o resultado final. Como instrumento de coleta de dados optou-se pela observação participante, desenhos, registros em vídeos, fotos e áudios. Neste trabalho foi possível perceber que a capoeira foi um detonador para ampliar as questões sobre as relações étnico-raciais, a partir da roda de conversas um novo horizonte se abriu com diversas possibilidades, enriquecendo e ampliando os objetivos propostos no início da pesquisa. Ao utilizar materiais diversificados e que realmente tem uma representatividade para as crianças, como por exemplo, o lápis de tons de pele, foi uma estratégia para construir a identidade positiva, levantar reflexões e principalmente ampliar o olhar sobre as diferenças e o respeito ao próximo.
Assunto: Educação de crianças
Capoeira
Relações étnicas
Relações raciais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33095
Data do documento: 7-Dez-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

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