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http://hdl.handle.net/1843/33095
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Claudio Emanuel do Santos | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3963099833023219 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Vitória Régia Izaú | pt_BR |
dc.creator | Michelle Badaró Rêgo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-04-03T12:45:19Z | - |
dc.date.available | 2020-04-03T12:45:19Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/33095 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho aborda a importância da valorização das relações étnico-raciais desde a primeira infância, tendo como disparador a prática da capoeira na escola. Construir este olhar sobre a cultura, conhecer, valorizar a identidade negra e buscar ações afirmativas foi à estratégia utilizada para a execução desta pesquisa. As crianças da turma de 4 anos vivenciaram momentos de construção do saber através de roda de conversas, vídeos, músicas, desenhos e a própria aula de capoeira que é uma fonte de conhecimento inesgotável da nossa ancestralidade. Os principais referenciais teóricos foram Ivazaki (2018), Silva e Heine (2008), Gomes (2011), Munanga (2005) e os documentos em âmbito nacional sobre a implementação da Lei 10639/03. Do ponto de vista metodológico, a abordagem escolhida foi de pesquisa-ação, caracterizando como qualitativa, conforme Bogdan e Bikklen (1994). Valorizando o processo em si, a construção do sujeito, não apenas o resultado final. Como instrumento de coleta de dados optou-se pela observação participante, desenhos, registros em vídeos, fotos e áudios. Neste trabalho foi possível perceber que a capoeira foi um detonador para ampliar as questões sobre as relações étnico-raciais, a partir da roda de conversas um novo horizonte se abriu com diversas possibilidades, enriquecendo e ampliando os objetivos propostos no início da pesquisa. Ao utilizar materiais diversificados e que realmente tem uma representatividade para as crianças, como por exemplo, o lápis de tons de pele, foi uma estratégia para construir a identidade positiva, levantar reflexões e principalmente ampliar o olhar sobre as diferenças e o respeito ao próximo. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Capoeira | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.other | Capoeira | pt_BR |
dc.subject.other | Relações étnicas | pt_BR |
dc.subject.other | Relações raciais | pt_BR |
dc.title | Capoeira na educação infantil : uma proposta de análise das relações étnico-raciais evidenciadas na prática da capoeira | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
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