Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33095
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dc.contributor.advisor1Claudio Emanuel do Santospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3963099833023219pt_BR
dc.contributor.referee1Vitória Régia Izaúpt_BR
dc.creatorMichelle Badaró Rêgopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-03T12:45:19Z-
dc.date.available2020-04-03T12:45:19Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33095-
dc.description.resumoEste trabalho aborda a importância da valorização das relações étnico-raciais desde a primeira infância, tendo como disparador a prática da capoeira na escola. Construir este olhar sobre a cultura, conhecer, valorizar a identidade negra e buscar ações afirmativas foi à estratégia utilizada para a execução desta pesquisa. As crianças da turma de 4 anos vivenciaram momentos de construção do saber através de roda de conversas, vídeos, músicas, desenhos e a própria aula de capoeira que é uma fonte de conhecimento inesgotável da nossa ancestralidade. Os principais referenciais teóricos foram Ivazaki (2018), Silva e Heine (2008), Gomes (2011), Munanga (2005) e os documentos em âmbito nacional sobre a implementação da Lei 10639/03. Do ponto de vista metodológico, a abordagem escolhida foi de pesquisa-ação, caracterizando como qualitativa, conforme Bogdan e Bikklen (1994). Valorizando o processo em si, a construção do sujeito, não apenas o resultado final. Como instrumento de coleta de dados optou-se pela observação participante, desenhos, registros em vídeos, fotos e áudios. Neste trabalho foi possível perceber que a capoeira foi um detonador para ampliar as questões sobre as relações étnico-raciais, a partir da roda de conversas um novo horizonte se abriu com diversas possibilidades, enriquecendo e ampliando os objetivos propostos no início da pesquisa. Ao utilizar materiais diversificados e que realmente tem uma representatividade para as crianças, como por exemplo, o lápis de tons de pele, foi uma estratégia para construir a identidade positiva, levantar reflexões e principalmente ampliar o olhar sobre as diferenças e o respeito ao próximo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCapoeirapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.subject.otherCapoeirapt_BR
dc.subject.otherRelações étnicaspt_BR
dc.subject.otherRelações raciaispt_BR
dc.titleCapoeira na educação infantil : uma proposta de análise das relações étnico-raciais evidenciadas na prática da capoeirapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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