Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/33112
Tipo: Dissertação
Título: Teatro Instrumental para percussão solo: experiências de performance inspiradas nas ideias de Antonin Artaud
Autor(es): Daniela Rocha de Oliveira
Primeiro Orientador: Fernando de Oliveira Rocha
Resumo: O foco desta dissertação consiste na busca por subsídios conceituais, ferramentas interpretativas sobre o uso da voz em um contexto de performance de obras do gênero Teatro Instrumental para percussão solo. Encontrou-se nos escritos do teatrólogo Antonin Artaud abordagens quanto a utilização da voz e expressividade vocal que estão em sintonia com as ideias indicadas pelos compositores proeminentes deste gênero musical. Seus escritos servirão como eixo conceitual e fonte de estratégias nos experimentos vocais dentro desta pesquisa e na elaboração de performance das obras Songs I-IX de Stuart Saunders Smith e Toucher de Vinko Globokar. Esta dissertação contém um breve panorama histórico das manifestações artísticas da década de 20 até o surgimento e consolidação do gênero Teatro Instrumental nas décadas de 50 e 60, perpassando pelos escritos de Artaud e a repercussão de seu trabalho tanto no Teatro, na Música e em outras artes performativas. Dentro do trabalho de Artaud destacaremos suas considerações em relação a linguagem, voz, glossolalias e respiração. Também discorreremos sobre as intersecções e possíveis conexões presentes no trabalho do ator e do músico quanto as relações entre as propostas de Artaud e as considerações artísticas dos compositores sobre o Teatro Instrumental e a performance musical. Por último, a autora relatará sua experiência de elaboração de performance das obras citadas acima.de aplicando os elementos vistos nesta pesquisa.
Abstract: The present study consists on a search for conceptual elements, interpretative tools for the vocal events in the performance of Instrumental Theatre pieces for solo percussion. We found in Antonin Artaud’s writings some approaches for vocal expressiveness, ideas that are in harmony with the indications of the composers prominent in this musical gender. His writings will be the main conceptual foundation as well as the main strategic source for the vocal experiments within this research as well as in the author’s performance development of the pieces Songs I-IX by Stuart Saunders Smith and Toucher by Vinko Globokar. This study contains a brief historical overview of: artistic manifestations in the 20’s, the Instrumental Theatre’s development and it’s consolidation in the 50’s and 60’s. We’ll proceed through Artaud’s writings and it’s repercussion in Theatre, Music and other performative arts. Within Artaud’s work, we’ll highlight his considerations about language, voice, glossolalies and breathing. Also we’ll examine the intersections and possible connections present in the actor’s and musician’s performance and training process as well as the relations between Artaud’s proposal’s and the composers artistic considerations about Instrumental Theatre. To conclude, the author will portray her experience applying these elements in her performance elaboration to the musical works cited above.
Assunto: Teatro musical
Percussão (Música)
Performance (Arte)
Artaud, Antonin, 1896-1948
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Música
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33112
Data do documento: 5-Out-2016
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Oliveira, Daniela versão final em pdfa.pdfDissertação na área de pesquisa Performance Musical com foco em obras de Percussão Cênica solo5.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.