Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33112
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Fernando de Oliveira Rochapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8405997357339143pt_BR
dc.creatorDaniela Rocha de Oliveirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7434550344666117pt_BR
dc.date.accessioned2020-04-03T17:03:13Z-
dc.date.available2020-04-03T17:03:13Z-
dc.date.issued2016-10-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33112-
dc.description.abstractThe present study consists on a search for conceptual elements, interpretative tools for the vocal events in the performance of Instrumental Theatre pieces for solo percussion. We found in Antonin Artaud’s writings some approaches for vocal expressiveness, ideas that are in harmony with the indications of the composers prominent in this musical gender. His writings will be the main conceptual foundation as well as the main strategic source for the vocal experiments within this research as well as in the author’s performance development of the pieces Songs I-IX by Stuart Saunders Smith and Toucher by Vinko Globokar. This study contains a brief historical overview of: artistic manifestations in the 20’s, the Instrumental Theatre’s development and it’s consolidation in the 50’s and 60’s. We’ll proceed through Artaud’s writings and it’s repercussion in Theatre, Music and other performative arts. Within Artaud’s work, we’ll highlight his considerations about language, voice, glossolalies and breathing. Also we’ll examine the intersections and possible connections present in the actor’s and musician’s performance and training process as well as the relations between Artaud’s proposal’s and the composers artistic considerations about Instrumental Theatre. To conclude, the author will portray her experience applying these elements in her performance elaboration to the musical works cited above.pt_BR
dc.description.resumoO foco desta dissertação consiste na busca por subsídios conceituais, ferramentas interpretativas sobre o uso da voz em um contexto de performance de obras do gênero Teatro Instrumental para percussão solo. Encontrou-se nos escritos do teatrólogo Antonin Artaud abordagens quanto a utilização da voz e expressividade vocal que estão em sintonia com as ideias indicadas pelos compositores proeminentes deste gênero musical. Seus escritos servirão como eixo conceitual e fonte de estratégias nos experimentos vocais dentro desta pesquisa e na elaboração de performance das obras Songs I-IX de Stuart Saunders Smith e Toucher de Vinko Globokar. Esta dissertação contém um breve panorama histórico das manifestações artísticas da década de 20 até o surgimento e consolidação do gênero Teatro Instrumental nas décadas de 50 e 60, perpassando pelos escritos de Artaud e a repercussão de seu trabalho tanto no Teatro, na Música e em outras artes performativas. Dentro do trabalho de Artaud destacaremos suas considerações em relação a linguagem, voz, glossolalias e respiração. Também discorreremos sobre as intersecções e possíveis conexões presentes no trabalho do ator e do músico quanto as relações entre as propostas de Artaud e as considerações artísticas dos compositores sobre o Teatro Instrumental e a performance musical. Por último, a autora relatará sua experiência de elaboração de performance das obras citadas acima.de aplicando os elementos vistos nesta pesquisa.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMUSICA - ESCOLA DE MUSICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPercussãopt_BR
dc.subjectPercussão Teatralpt_BR
dc.subjectTeatro Instrumentalpt_BR
dc.subjectInstrumental Theatrept_BR
dc.subjectMúsica Cênicapt_BR
dc.subjectAntonin Artaudpt_BR
dc.subjectStuart Saunders Smithpt_BR
dc.subjectVinko Globokarpt_BR
dc.subjectSongs I-IXpt_BR
dc.subjectToucherpt_BR
dc.subject.otherTeatro musicalpt_BR
dc.subject.otherPercussão (Música)pt_BR
dc.subject.otherPerformance (Arte)pt_BR
dc.subject.otherArtaud, Antonin, 1896-1948pt_BR
dc.titleTeatro Instrumental para percussão solo: experiências de performance inspiradas nas ideias de Antonin Artaudpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Oliveira, Daniela versão final em pdfa.pdfDissertação na área de pesquisa Performance Musical com foco em obras de Percussão Cênica solo5.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.