Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33141
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Terezinha Cristina da Costa Rochapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9084425259229197pt_BR
dc.contributor.referee1Maria José Francisco de Souzapt_BR
dc.creatorAna Carolina Mafra Sanchespt_BR
dc.date.accessioned2020-04-08T12:30:38Z-
dc.date.available2020-04-08T12:30:38Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33141-
dc.description.resumoEsse trabalho tem como tema as práticas pedagógicas voltadas para a acessibilidade e inclusão, com foco especial no ensino da leitura e da escrita. O objetivo geral do estudo foi compreender como é possível promover acessibilidade na prática pedagógica para estudantes com e sem deficiência no contexto de uma sala de aula, especialmente nos processos de ensino-aprendizado da leitura e da escrita. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com observação participante e o desenvolvimento de uma sequência didática aplicada para toda a turma. O objetivo de aprendizagem eleito para a sequência didática foi “estimular os alunos a ler e escrever palavras com sílabas canônicas e não canônicas, realizando a divisão silábica adequadamente”. A pesquisa foi realizada em uma turma de 4° ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede municipal de Belo Horizonte, composta de 25 crianças na faixa etária de 9 a 10 anos. A escolha dessa turma se deu por nela ter uma criança com deficiência intelectual que estava no nível silábico alfabético de escrita. Os resultados indicaram que, através do processo de intervenção, as crianças conseguiram realizar ou cumprir o objetivo de aprendizagem da sequência didática. Foi possível notar, também, certa necessidade de reavaliação nas práticas pedagógicas realizadas no cotidiano da sala de aula, de forma a torná-las acessíveis a todos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDeficiência intelectualpt_BR
dc.subjectAcessibilidade pedagógicapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.otherIncapacidade intelectualpt_BR
dc.subject.otherAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação inclusivapt_BR
dc.titleA acessibilidade nos processos de ensino-aprendizagem da leitura e da escritapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Carolina Educação Inclusiva.pdf591.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.