Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33142
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Terezinha Cristina da Costa Rochapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9084425259229197pt_BR
dc.contributor.referee1Kamille Vazpt_BR
dc.creatorCamila Lorena de Limapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0409973155162404pt_BR
dc.date.accessioned2020-04-08T12:39:36Z-
dc.date.available2020-04-08T12:39:36Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33142-
dc.description.abstractThis research situates in the field of inclusive education and aimed to analyze the possibility of promoting, among children, a positive view of individual differences, considering students with and without disabilities. The research was conducted during the development of a didactic sequence, during the first semester of 2019, which aimed to stimulate the construction of a more positive identity of the students. The study site was a third year elementary school class from a Belo Horizonte Municipal School School, in which there were students with and without disabilities. The theoretical basis of the study was supported by the works of Augustin (2012), Pacheco (2017), Stainback and Stainback (1999), Ferreira, (2016) and Silva (2000). Regarding the theoretical-methodological orientation, the qualitative approach was chosen, with participant observation and action research. Instruments such as: field notes; audio recording; and semi-structured interviews. Regarding action research, it was achieved through the development of the didactic sequence, which was composed of four moments: awareness and presentation among the students; the development of some physical activities; the exhibition and reflection on a film; and the construction of a poster representing the discussions. It was possible to realize, through the results of the study, that some students began to express themselves and position themselves before the group, so as to value the other's abilities, but the individual perception of their own abilities in the school context and respect for diversity. These were themes that continue to demand the attention of teachers.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa se situa no campo da Educação Inclusiva e teve como objetivo a análise da possibilidade de promoção, entre as crianças, de uma visão positiva das diferenças individuais, considerando os estudantes com e sem deficiência. A pesquisa foi realizada durante o desenvolvimento de uma sequência didática, no decorrer do primeiro semestre de 2019, que teve como intuito estimular a construção de uma identidade mais positiva dos alunos. O estudo foi desenvolvido em uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental de uma Escola da Rede Municipal de Belo Horizonte, na qual havia estudantes com e sem deficiência. A fundamentação teórica do estudo teve como subsídio os trabalhos de Augustin (2012), Pacheco (2017), Stainback e Stainback (1999), Ferreira, (2016) e Silva (2000). Em relação à orientação teórico-metodológica, optou-se pela abordagem qualitativa, com observação participante e pesquisa-ação. Foram utilizados para a coleta de dados instrumentos como: anotações em campo; gravação de áudio; e entrevistas semiestruturadas. Em relação à pesquisa-ação, se concretizou por meio do desenvolvimento da sequência didática, que foi composta por quatro momentos: a sensibilização e apresentação entre os alunos; o desenvolvimento de algumas atividades físicas; a exposição e reflexão sobre um filme; e a construção de um cartaz que representasse as discussões feitas. Foi possível perceber, por meio dos resultados do estudo, que alguns estudantes passaram a se expressar e a se posicionar perante o grupo, de modo a valorizar as capacidades do outro, contudo a percepção individual das próprias habilidades no contexto escolar e o respeito à diversidade foram temas que continuam demandando a atenção dos professores.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.subject.otherEducação inclusivapt_BR
dc.subject.otherInclusão em educaçãopt_BR
dc.subject.otherIdentidade socialpt_BR
dc.subject.otherIndividualidadept_BR
dc.subject.otherPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subject.otherEducação - Finalidade e objetivospt_BR
dc.subject.otherAnálise de interação em educaçãopt_BR
dc.titleValorizando as diferenças: uma proposta de sequência didática com acessibilidade para uma turma do terceiro ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Camila Lorena de Lima-2019.pdf1.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.