Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33143
Type: Monografia (especialização)
Title: Estratégias pedagógicas para a inclusão do aluno com paralisia cerebral
Authors: Danyele Crystine Diniz Fernandes Teodoro
First Advisor: Erika Lourenço
First Referee: Deolinda Armani Turci
Abstract: Este trabalho propõe o estudo da temática da inclusão de uma criança com deficiência, com paralisia cerebral no ensino regular de uma escola Municipal X com possíveis estratégias pedagógicas. O objetivo foi desenvolver estratégias que possibilitem a inclusão de crianças, descrevendo os conceitos que os educadores possuem sobre a inclusão escolar, avaliar as práticas pedagógicas dos educadores , posteriormente ao processo de interlocução entre as crianças. Nos primeiros passos foram preenchidos questionários sobre os temas relevantes com os professores de uma determinada escola da Rede Municipal. Finalmente conclui-se que através de estudos feitos, a inclusão é um desafio e, ao mesmo tempo, um estímulo para os profissionais da educação exercer sua tarefa. Como resultado identificamos as mudanças conceituais dos processos em relação ao processo de inclusão. Palavras-chaves: Inclusão, Paralisia cerebral, Artrogripose , Estratégias pedagógicas.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33143
Issue Date: 7-Dec-2019
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VERSÃO FINAL_27122019 fernandes.pdf1.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.