Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/33143
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Estratégias pedagógicas para a inclusão do aluno com paralisia cerebral |
Authors: | Danyele Crystine Diniz Fernandes Teodoro |
First Advisor: | Erika Lourenço |
First Referee: | Deolinda Armani Turci |
Abstract: | Este trabalho propõe o estudo da temática da inclusão de uma criança com deficiência, com paralisia cerebral no ensino regular de uma escola Municipal X com possíveis estratégias pedagógicas. O objetivo foi desenvolver estratégias que possibilitem a inclusão de crianças, descrevendo os conceitos que os educadores possuem sobre a inclusão escolar, avaliar as práticas pedagógicas dos educadores , posteriormente ao processo de interlocução entre as crianças. Nos primeiros passos foram preenchidos questionários sobre os temas relevantes com os professores de uma determinada escola da Rede Municipal. Finalmente conclui-se que através de estudos feitos, a inclusão é um desafio e, ao mesmo tempo, um estímulo para os profissionais da educação exercer sua tarefa. Como resultado identificamos as mudanças conceituais dos processos em relação ao processo de inclusão. Palavras-chaves: Inclusão, Paralisia cerebral, Artrogripose , Estratégias pedagógicas. |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/33143 |
Issue Date: | 7-Dec-2019 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VERSÃO FINAL_27122019 fernandes.pdf | 1.65 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.