Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33144
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Libéria Rodrigues Nevespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6650731475010379pt_BR
dc.contributor.referee1Sirleine Brandão de Souzapt_BR
dc.creatorCynthia Loureiro Amorimpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4708612094609651pt_BR
dc.date.accessioned2020-04-08T12:54:26Z-
dc.date.available2020-04-08T12:54:26Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33144-
dc.description.abstractThis paper presents an intervention research in the inclusive education process showing the need of a systematic change in the school context. The intervention research took place with the collaboration of educators such as monitors and scholarship members from Integrated School Program (PEI) in a Municipal School of Belo Horizonte City in Minas gerais State. Based on the specialized literature over the theme, this study raised questions formation of teachers, inclusive education in contemporary education. Considering the conflicts and tensions experienced by teachers in the context where there are inclusive students, we propose this intervention research as collaborative work with the monitors and scholarship members from PEI, since they are in contact with the students after or before school time. This research adopted a qualitative methodological procedures using data collection instruments such as questionnaires and observation of the researcher. Finally, we present an analysis of the personal impressions of the group involved and we discuss the repercussions effects and changes about looking at inclusive students as a subject in the education process.pt_BR
dc.description.resumoApresentamos a presente pesquisa-intervenção, tendo em vista o processo da educação inclusiva e a necessidade de sua efetiva implementação no espaço escolar. A pesquisa-intervenção foi realizada junto aos educadores (monitores e bolsistas) do Programa Escola Integrada – PEI, em uma escola municipal da rede de ensino do município de Belo Horizonte - MG. Com base na literatura especializada, apontamos as questões sobre a formação do professor, tendo em vista a necessidade da produção de saberes necessários para a educação contemporânea, sob a perspectiva da educação inclusiva. Mediante os conflitos e tensões vivenciados pelo professor para o atendimento ao estudante com deficiência, propomos esta pesquisa-intervenção junto aos monitores e bolsistas do PEI, visto que esses profissionais atuam diretamente com os estudantes em seu contraturno de estudo. A pesquisa-intervenção foi realizada a partir da perspectiva qualitativa, os instrumentos utilizados foram questionário e a observação da pesquisadora. Apresentamos a análise das impressões coletadas no trabalho realizado junto ao grupo de educadores, a repercussão e as mudanças na forma de olhar o sujeito com deficiência.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subject. Educação inclusivapt_BR
dc.subjectFormação de educadorespt_BR
dc.subject.otherEducação especialpt_BR
dc.subject.otherEducação inclusivapt_BR
dc.subject.otherInclusão em educaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores de educação especial - Formaçãopt_BR
dc.subject.otherDeficiências do desenvolvimentopt_BR
dc.subject.otherCapacidade de aprendizagempt_BR
dc.titleFormação de professores do Programa Escola Integrada (PEI) na perspectiva da educação especial e inclusivapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Versão Final Cynthia -Repositório.pdfaberto1.68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.