Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/33154
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Nos intramuros do Liceu : violência escolar em Belo Horizonte
Autor(es): Paulo Tiego Gomes de Oliveira
primer Tutor: Marco Aurélio Máximo Prado
primer miembro del tribunal : Cássia Reis Donato
Segundo miembro del tribunal: Luciana Souza
Tercer miembro del tribunal: Silvia Adriana da Silva
Resumen: Nessa pesquisa buscamos identificar qual grupo étnico-racial figura como vítima mais recorrente de eventos de Defesa Social (crimes/atos infracionais/contravenções) de cunho racial (racismo, injúria racial, etc) no espaço das escolas públicas, em Belo Horizonte, em 2015, sendo nossa hipótese inicial a de que seriam xs indivíduxs de cútis pardx. Lançando mão de metodologia quantitativa e qualitativa, coletamos dados através de pesquisa de campo com fito de entender a realidade na Capital mineira, especificamente, em escolas da rede pública de ensino municipal e estadual. Discorrer sobre a realidade traduzida através dos dados, permite tecer relações com a vida cotidiana, demonstrados por meio de alguns comportamentos sociais que resultam em atos/práticas racistas e preconceituosas, resultando em tipos penais e criminais que vitimizariam mais determinadxs indivíduxs no ambiente escolar. Por fim, os dados nos permitem identificar certa persistência e até mesmo naturalização da violência baseada em matrizes, prenoções e preconceitos raciais.
Abstract: In this research we seek to identify which ethnic and racial group figure as most recurrent victim of Social Defense events (crimes / acts infractions / misdemeanors) of racial stamp (racism, racial insults, etc.) within the public schools in Belo Horizonte, in 2015 , with our initial hypothesis that would be the individuals of brown complexion. Drawing on quantitative and qualitative methodology, data collected through field research with aim to understand the reality in the mining capital, specifically in public schools municipal and state education. Glossing over the reality translated through the data, to weave relationships with everyday life, demonstrated by some social behaviors that result in acts / racist and prejudicial practices, resulting in criminal and criminal types that vitimizariam more certain individuals in the school environment. Finally, the data allow us to identify some persistence and even naturalization of violence based on matrices, prenoções and racial prejudice.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Curso: Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33154
Fecha del documento: 5-mar-2016
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