Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33156
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Joana Ziller de Araújo Josephsonpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5352059274589464pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Alberto Mesaque Martinspt_BR
dc.contributor.referee1Isabella Tymburibá Elianpt_BR
dc.creatorNiúra Ferreira e Barbosapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8070142836751772pt_BR
dc.date.accessioned2020-04-08T14:19:55Z-
dc.date.available2020-04-08T14:19:55Z-
dc.date.issued2016-02-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33156-
dc.description.abstractThe books that are part of children's literary world frequently relate female and male characters with well-marked differences according to their gender. Fragile and docile female characters and masculine, strong and brave, are present in most stories aimed at this audience. The vision of the roles assigned to each gender, just building in children the idea that you can not be different. If the subject born male or female, must act as social norms laid down for them gender. This study analyzed two books of children's literature that bring in its content situations that break and reinforcing gender stereotypes, in order to show the child that there are other ways to live their identity, different from that imposed on them socially.pt_BR
dc.description.resumoOs livros que fazem parte do mundo literário infantil com frequência relatam personagens femininos e masculinos com diferenças bem marcantes segundo seu gênero. Personagens femininos frágeis e dóceis e masculinos, fortes e corajosos, estão presentes na maioria das histórias voltadas para esse público. A visão dos papéis determinados para cada gênero, acaba construindo nas crianças a ideia de que não é possível ser diferente. Se o sujeito nasce homem ou mulher, deve agir conforme normas sociais impostas para seu gênero. Esse estudo analisou duas obras da literatura infantil que trazem em seu conteúdo situações de quebra e reforço de estereótipos de gênero, com o intuito de mostrar à criança que existem outras formas de viver sua identidade, diferente da que lhe é imposta socialmente.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escolapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectBinarismo de gêneropt_BR
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleDiversificando a leitura na escola : as relações de gênero na literatura infantilpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gênero e Diversidade na Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC NIURA FERREIRA final para biblioteca.pdf974.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.