Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33159
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Érica Renata de Souzapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2180923030669698pt_BR
dc.contributor.referee1Anna Paula Vencatopt_BR
dc.contributor.referee2Roberto Reispt_BR
dc.creatorMayra Reis Felipept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7870443798243998pt_BR
dc.date.accessioned2020-04-08T14:40:01Z-
dc.date.available2020-04-08T14:40:01Z-
dc.date.issued2016-04-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33159-
dc.description.abstractThe Internet provides access to information, sale and exchange of products, dialogue between people of different cultures and bringing people together, but also allows the standardization of beliefs and behaviors related to ideals of beauty, experiences and other stereotypes reinforced by media. There are several built and deconstructed possibilities within the cyberspace which evoke behaviors outside that context. Politics, economy, culture, music, sports and many other subjects are broadcast from that networked universe. Thus, questions about gender relations also pervade the universe and currently earn the highlights. In the face of political, economic and socio-cultural changes that are taking place in contemporary society becomes relevant the practice of reflexive and dialogic actions inside and outside of school. In this perspective, this paper seeks to enable reflections as those produced gender binaries and played on Facebook, allowing problematizations as the importance and scope of this social network to mobilizations and reflections as gender norms established in our society.pt_BR
dc.description.resumoA internet possibilita o acesso a informações, a venda e a troca de produtos, o diálogo entre povos de diferentes culturas e a aproximação das pessoas, contudo, permite também a normatização de crenças e comportamentos relacionados a ideais de beleza, vivências e outros estereótipos reforçados pela mídia. Várias são as possibilidades construídas e descontruídas dentro dos ciberespaços o que evocam comportamentos fora desse contexto. Política, economia, cultura, música, esportes e tantos outros assuntos são difundidos a partir desse universo em rede. Assim, questionamentos acerca das relações de gênero também perpassam esse universo e ganham atualmente grandes destaques. Diante das transformações políticas, econômicas e socioculturais que estão acontecendo na contemporaneidade torna-se relevante a prática de ações reflexivas e dialógicas dentro e fora do contexto escolar. Nesta perspectiva, este trabalho busca possibilitar reflexões quanto aos binarismos de gênero produzidos e reproduzidos no Facebook; permitindo assim problematizações quanto a importância e abrangência dessa rede social para mobilizações e reflexões quanto as normas de gênero estabelecidas em nossa sociedade, bem como reconhecer esse espaço social como um campo de discussões, de novos modos de pensar e repensar as questões de gênero.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escolapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBinarismos de gêneropt_BR
dc.subjectFacebookpt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.titleQuestões de gênero na internet : o facebook como espaço de (re) produção de binarismos de gêneropt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gênero e Diversidade na Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Mayra Reis_Versão Final2.pdf777.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.