Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/33176
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Isto é possível? : os protagonistas da história são negros : projeto de intervenção para desmistificação da imagem do negro através dos livros afroliterários infanto-juvenis
Autor(es): Márcia Antunes Pinto
primer Tutor: Regina Helena Alves da Silva
primer Co-tutor: Johanna Katiuska Monagreda
primer miembro del tribunal : Analise de Jesus da Silva
Resumen: Este estudo apresenta um projeto de intervenção que teve como objetivo desmitificar a condição de inferioridade atribuída aos negros utilizando alguns livros afro-literários infantojuvenis. O critério de escolha dos livros utilizados no projeto, em primeiro lugar, foi que apresentassem personagens negras como protagonistas e também desenvolvessem uma imagem positiva dos negros, em posições na sociedade que não fossem apenas de escravos ou subalternos, mostrando sua competência artística, científica, criativa; uma imagem livre do preconceito. A metodologia utilizada foi realizar uma discussão prévia com os estudantes sobre a representação dos negros, diversidade, racismo, preconceito e discriminação para eles. Posteriormente, produzir uma resenha crítica e releituras das capas dos livros. E, finalmente, realizar uma nova discussão com os estudantes para verificar a efetividade dos trabalhos. A conclusão obtida foi que o trabalho de desconstrução dos preconceitos de modo geral e, especificamente do preconceito para com os negros, só será efetiva com inclusão da História da África e da Cultura Africana e Afro-Brasileira nos currículos em um processo contínuo e interdisciplinar. Desta forma, os estudantes terão uma melhor compreensão da história da formação do povo brasileiro, e os afro-brasileiros poderão construir uma imagem positiva de si e se auto reconhecer como sujeitos históricos.
Abstract: This study presents an intervention project that aimed to demythologize the condition of inferiority assigned to the blacks using afro-literary books for youth. The criterion for the choice of books used in the project, in the first place, was that they had black characters as protagonists and also developed a positive image of the blacks, in positions in society that were not only slaves or underlings, showing their artistic, scientific and creative competence; an image that was free of prejudice.The methodology used performed a prior discussion with the students on the representation of the blacks, and also the diversity, racism, prejudice and discrimination for them. Subsequently, a critical review and re-reading the book covers was produced. And finally, a new discussion with the students to verify the effectiveness of the work was made.The conclusion was that the work of the deconstruction of prejudice in general and, specifically the prejudice towards the blacks, will only be effective with the inclusion of the History of Africa and the African and Afro-Brazillian Culture in the curriculum in a continuous and interdisciplinary process. So, the students will have a better understanding of the formation of Brazilian people history, and Afro-Brazilians can build a positive self-image and recognize themselves as historical subjects.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Curso: Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33176
Fecha del documento: 4-mar-2016
Aparece en las colecciones:Especialização em Gênero e Diversidade na Escola

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
TCC Marcia Antunes.pdf9.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.