Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33176
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Regina Helena Alves da Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0803501641077783pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Johanna Katiuska Monagredapt_BR
dc.contributor.referee1Analise de Jesus da Silvapt_BR
dc.creatorMárcia Antunes Pintopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-08T15:17:30Z-
dc.date.available2020-04-08T15:17:30Z-
dc.date.issued2016-03-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33176-
dc.description.abstractThis study presents an intervention project that aimed to demythologize the condition of inferiority assigned to the blacks using afro-literary books for youth. The criterion for the choice of books used in the project, in the first place, was that they had black characters as protagonists and also developed a positive image of the blacks, in positions in society that were not only slaves or underlings, showing their artistic, scientific and creative competence; an image that was free of prejudice.The methodology used performed a prior discussion with the students on the representation of the blacks, and also the diversity, racism, prejudice and discrimination for them. Subsequently, a critical review and re-reading the book covers was produced. And finally, a new discussion with the students to verify the effectiveness of the work was made.The conclusion was that the work of the deconstruction of prejudice in general and, specifically the prejudice towards the blacks, will only be effective with the inclusion of the History of Africa and the African and Afro-Brazillian Culture in the curriculum in a continuous and interdisciplinary process. So, the students will have a better understanding of the formation of Brazilian people history, and Afro-Brazilians can build a positive self-image and recognize themselves as historical subjects.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo apresenta um projeto de intervenção que teve como objetivo desmitificar a condição de inferioridade atribuída aos negros utilizando alguns livros afro-literários infantojuvenis. O critério de escolha dos livros utilizados no projeto, em primeiro lugar, foi que apresentassem personagens negras como protagonistas e também desenvolvessem uma imagem positiva dos negros, em posições na sociedade que não fossem apenas de escravos ou subalternos, mostrando sua competência artística, científica, criativa; uma imagem livre do preconceito. A metodologia utilizada foi realizar uma discussão prévia com os estudantes sobre a representação dos negros, diversidade, racismo, preconceito e discriminação para eles. Posteriormente, produzir uma resenha crítica e releituras das capas dos livros. E, finalmente, realizar uma nova discussão com os estudantes para verificar a efetividade dos trabalhos. A conclusão obtida foi que o trabalho de desconstrução dos preconceitos de modo geral e, especificamente do preconceito para com os negros, só será efetiva com inclusão da História da África e da Cultura Africana e Afro-Brasileira nos currículos em um processo contínuo e interdisciplinar. Desta forma, os estudantes terão uma melhor compreensão da história da formação do povo brasileiro, e os afro-brasileiros poderão construir uma imagem positiva de si e se auto reconhecer como sujeitos históricos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escolapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesmitificarpt_BR
dc.subjectInferioridadept_BR
dc.subjectDiscriminaçãopt_BR
dc.subjectLivros afro-literáriospt_BR
dc.titleIsto é possível? : os protagonistas da história são negros : projeto de intervenção para desmistificação da imagem do negro através dos livros afroliterários infanto-juvenispt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gênero e Diversidade na Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Marcia Antunes.pdf9.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.