Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/33179
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Sexualidade e heteronormatividade na escola: pensando práticas homofóbicas de educadores contra alunos |
Autor(es): | Lidiane Cristine Dutra de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Amana Rocha Mattos |
Primeiro Coorientador: | Thiago Coacci |
Resumo: | Este trabalho objetiva discutir as práticas homofóbicas no ambiente escolar por meio da atuação dos educadores, contra alunos e alunas que não apresentam vivência sexual condizente com a heteronormatividade. Buscou-se compreender o conceito de sexualidades e suas manifestações na vida do indivíduo, abordando-se a heteronormatividade como um padrão que interfere nas especificidades dos sujeitos; discutiu-se a importância da escola na formação dos sujeitos e sua influência na regulação social e, por fim, pensou-se na escola como possível espaço para se trabalhar o respeito às diferentes formas de experiências sexuais. Optou-se na pesquisa por uma abordagem qualitativa adotando-se o procedimento de revisão bibliográfica de material teórico como livros, artigos, publicações, dentre outros para observar como outros autores, por meio de experiências empíricas, compreendem a temática. Os resultados mostram que por meio de suas práticas e do silenciamento a escola exerce, sim, atuação homofóbica contra alunos e alunas que não seguem um padrão heteronormativo, utilizando-se de um padrão heterossexual oculto nos valores presentes, por exemplo, no currículo escolar, nos materiais didáticos, no planejamento de atividades e na linguagem. Destacou-se ainda que a diversidade e a diferença devem ser reconhecidas visando a interação entre os (as) alunos (as)por meio das diferenças permitindo compartilhar as diferentes realidades. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA |
Curso: | Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/33179 |
Data do documento: | 27-Fev-2016 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gênero e Diversidade na Escola |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC GDE.pdf | 643.01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.