Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/33183
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Gênero e diversidade sexual no currículo escolar : um olhar reflexivo sobre as aulas de geografia em uma turma de EJA juvenil de um escola pública de Belo Horizonte
Autor(es): José Álvaro Pereira da Silva
Primeiro Orientador: Adla Betsaida Martins Teixeira
Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar a importância dada aos conceitos sobre gênero e diversidade sexual no currículo escolar a partir da análise do planejamento das aulas de Geografia, de uma turma de EJA Juvenil, de uma escola pública de Belo Horizonte. Com esta pesquisa, pretende-se contribuir com a construção de conhecimentos que provoquem reflexões críticas acerca do planejamento das aulas de Geografia, em especial, em relação às abordagens realizadas com as temáticas identidades de gênero, orientação sexual e sujeitos da diversidade sexual , sejam eles gays, lésbicas, travestis, bissexuais, transexuais e transgêneros. Para tanto, foi realizada pesquisa qualitativa, que partiu da concepção de que os processos identitários correspondem a construções sociais e culturais, em oposição às visões biologizantes e essencialistas. A pesquisa durou 3 mêses e a fase de observação na escola durou apenas 1 mês. Foram realizadas observações em sala de aula e entrevistas com a coordenação, direção e uma professora. Para analisar os resultados foram utilizados os registros de observação, o levantamento bibliográfico e o planejamento da disciplina Geografia. Os resultados indicaram a necessidade de se introduzir gênero e diversidade sexual no currículo escolar e, em especial, no planejamento das aulas de Geografia, disciplina que constituiu objeto de investigação neste trabalho. As leituras realizadas nesta pesquisa apontam para a necessidade de que estas temáticas sejam trabalhadas na formação inicial e continuada das educadoras e educadores e que todas as disciplinas escolares trabalhem os conceitos de gênero e orientação sexual, pois eles são fundamentais para compreensão e superação das desigualdades de gênero.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Curso: Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33183
Data do documento: 1-Jun-2016
Aparece nas coleções:Especialização em Gênero e Diversidade na Escola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia GDE José Álvaro Pereira da Silva_versao 29-06-2016.pdf381.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.