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dc.contributor.advisor1Adla Betsaida Martins Teixeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5822168844973252pt_BR
dc.creatorJosé Álvaro Pereira da Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0657728377410667pt_BR
dc.date.accessioned2020-04-08T15:30:07Z-
dc.date.available2020-04-08T15:30:07Z-
dc.date.issued2016-06-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33183-
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo investigar a importância dada aos conceitos sobre gênero e diversidade sexual no currículo escolar a partir da análise do planejamento das aulas de Geografia, de uma turma de EJA Juvenil, de uma escola pública de Belo Horizonte. Com esta pesquisa, pretende-se contribuir com a construção de conhecimentos que provoquem reflexões críticas acerca do planejamento das aulas de Geografia, em especial, em relação às abordagens realizadas com as temáticas identidades de gênero, orientação sexual e sujeitos da diversidade sexual , sejam eles gays, lésbicas, travestis, bissexuais, transexuais e transgêneros. Para tanto, foi realizada pesquisa qualitativa, que partiu da concepção de que os processos identitários correspondem a construções sociais e culturais, em oposição às visões biologizantes e essencialistas. A pesquisa durou 3 mêses e a fase de observação na escola durou apenas 1 mês. Foram realizadas observações em sala de aula e entrevistas com a coordenação, direção e uma professora. Para analisar os resultados foram utilizados os registros de observação, o levantamento bibliográfico e o planejamento da disciplina Geografia. Os resultados indicaram a necessidade de se introduzir gênero e diversidade sexual no currículo escolar e, em especial, no planejamento das aulas de Geografia, disciplina que constituiu objeto de investigação neste trabalho. As leituras realizadas nesta pesquisa apontam para a necessidade de que estas temáticas sejam trabalhadas na formação inicial e continuada das educadoras e educadores e que todas as disciplinas escolares trabalhem os conceitos de gênero e orientação sexual, pois eles são fundamentais para compreensão e superação das desigualdades de gênero.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escolapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectDiversidade sexualpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleGênero e diversidade sexual no currículo escolar : um olhar reflexivo sobre as aulas de geografia em uma turma de EJA juvenil de um escola pública de Belo Horizontept_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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