Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/33184
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A importância da discussão da sexualidade nos espaços educacionais : como práticas educativas podem contribuir para o bom desenvolvimento da vida afetivo-sexual da pessoa com deficiência
Autor(es): Jaqueline Ribeiro Viana Coelho
Primeiro Orientador: Nádia Laguárdia de Lima
Resumo: A sexualidade ainda é um tema repleto de tabus, especialmente quando se trata de pessoas com deficiência. Partindo deste pressuposto, esta pesquisa realizou uma revisão bibliográfica integrativa sobre “A importância da discussão da sexualidade nos espaços educacionais”. A pesquisa buscou analisar, a partir da leitura de artigos científicos sobre o tema, a existência de políticas e de práticas educativas sexuais voltadas para este público. Consideramos que educar uma pessoa com deficiência significa fornecer a este indivíduo acesso aos seus direitos, de modo que ele possa se perceber como individuo em sua totalidade. Assim, esta pesquisa teve como objetivos principais: conhecer os direitos da pessoa com deficiência, refletir sobre as políticas públicas dos campos da saúde e da educação voltadas para as pessoas com deficiência, conhecer as políticas sociais e educacionais voltadas para a sexualidade das pessoas com deficiência, analisar historicamente o processo de repressão da sexualidade das pessoas com deficiência e interrogar de que forma as práticas educativas sexuais contribuem para o desenvolvimento da vida afetivosexual da pessoa com deficiência. Os resultados revelaram a escassez de publicação sobre o tema, a presença do preconceito e da negação do direito da pessoa com deficiência à educação sexual e a ausência se políticas inclusivas voltadas para a educação sexual destas pessoas. Concluímos que as pessoas com deficiência precisam ter acesso à educação sexual a fim de alcançarem uma posição social mais autônoma e uma vida digna, sendo reconhecidas como sujeitos de direitos. Defende-se a educação sexual como parte do processo de inclusão social.
Abstract: Sexuality is still considered an issue full of taboos, and to relate to sexuality and people with disabilities there is a double resistance and discrimination, so sex education should be the right of all persons with disabilities. Under this assumption, this study conducted an integrative review of "The importance of sexuality discussion in educational spaces." What was intended was to analyze from the production of scientific papers as in sexual educational practices to this audience. the person with a disability care means providing this individual access rights in order to understand it as an individual in its entirety. Thus, this study aims to examine how people with disabilities realize their right to sexuality. Five categories emerged: 1.Conhecer the rights of people with disabilities. 2. Reflect on public policies in the health field and focused education for people with disabilities. 3. Know the social and educational policies for the sexuality of people with disabilities. 4. Analyze the historical process of repression of sexuality of people with disabilities. 5. critically reflect how sex education practices contribute to the development of emotional and sexual life of people with disabilities. The results revealed the presence of prejudice and denial of the right of persons with disabilities of their sexuality. We conclude that people with disabilities need access to sexual education in order not to find invisible and vulnerable. Advocates to sexual education as a gateway to social inclusion.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Curso: Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33184
Data do documento: 25-Fev-2016
Aparece nas coleções:Especialização em Gênero e Diversidade na Escola

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