Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/33185
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Panorama situacional da realidade escolar da Comunidade Quilombola do Capoeirão (Itabira-MG) : desafios de uma educação inclusiva e emancipatória |
Autor(es): | Jhonatan dos Santos Ferreira |
primer Tutor: | Paulo Henrique Queiroz Nogueira |
primer Co-tutor: | Cássia Reis Donato |
Resumen: | Este trabalho tem por objetivo desenvolver uma análise das dinâmicas raciais no processo de escolarização dos educandos quilombolas da comunidade do Capoeirão/ Itabira.MG levando em consideração os fatores desafiadores da efetivação do direito à uma educação inclusiva e emancipatória, além de analisar os fatores que caracterizam a inserção educacional dos membros da comunidade do Capoeirão, buscando compreender como a questão racial, o sucesso e insucesso escolar se relacionam à dinâmica de educação escolar adotada. Identificando também a partir de relatos dos alunos egressos, docentes e pais, como os membros da comunidade quilombola do Capoeirão/Itabira. MG vivenciam o processo de escolarização, aproximando da realidade escolar e compreendendo se na escola que atende a comunidade quilombola são desenvolvidas ações, projetos de intervenção pedagógica conectados aos pressupostos da LEI 10.639/03. |
Abstract: | This work aims to develop an analysis of the racial dynamics in the educational process of students of the Maroons Capoeirão community / Itabira.MG considering the challenging factors of ensuring the right to an inclusive and emancipatory education, and analyze the factors that characterize educational development of members of the Capoeirãocommunity , seeking to understand how the racial question, the success and school failure are related to the dynamics of education adopted. Identifying also from reports from former students , teachers and parents , as members of the quilombo of Capoeirão / Itabira . MG experience the process of schooling , approaching school reality and understanding in the school that serves the quilombo community actions are developed , educational intervention projects connected to the assumptions of Law 10.639 / 03 . |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA |
Curso: | Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/33185 |
Fecha del documento: | 1-mar-2016 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Gênero e Diversidade na Escola |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Panoramana situacional da realidade escolar da comunidade quilombola do Capoeirão Itabira MG desafios de uma educação inclusiva e emancipatória. (1).pdf | 2.39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.