Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33196
Type: Monografia (especialização)
Title: Transexualidades e travestilidades no espaço escolar heteronormativo : as respostas da escola a quem desafia as imposições de gênero
Authors: Evandro Moreira da Silva
First Advisor: Rafaela Vasconcelos Freitas
Abstract: Os modos de pensar e agir contemporâneos, ancorados em binarismos cristalizados, são produtores de modelos existenciais ditos corretos, nos quais não se enquadram e não são toleradas as experiências em sexualidade e gênero dissonantes do padrão “hetero-brancomacho-normativo”. A sociedade , que se apresenta como um dado naturalmente constituído, mas que, na verdade, é fruto de um processo histórico de disputa de poder, legitima as desigualdades produzindo violência e exclusão dos seres dissonantes e, nesse itinerário, conta com a ação da instituição escola como instrumento de manutenção de sua ordem e seus paradigmas. Este trabalho busca problematizar o cotidiano escolar de pessoas transsexuais, travestis e transgêneras através de suas trajetórias escolares – que são histórias de coragem, de sentimentos, de enfrentamento – entretecendo essas narrativas a uma reflexão teórica e a partir disso repensar um modelo autoritário de regime de pensamento que atravessa todas as instâncias sociais e, por isso mesmo, permeia práticas pedagógicas e construções curriculares.
Abstract: The ways of thinking and acting contemporaries, anchored in binarisms crystallized, are producers of correct said existential models in which do not fit and are not tolerated experiences on sexuality and gender dissonant “hetero- white - male -normative” pattern. The society, which is presented as a given naturally made, but that actually is the result of a historical process of power struggle , legitimizes inequality producing violence and excluding dissonant beings , and , in this itinerary, has the action of the institution school as a maintenance tool for your order and its paradigms . This work seeks to question the school routine of TTT people 's through their stories of lives - that are stories of courage , feelings , coping - interweaving these narratives to a theoretical reflection and from there to rethink an authoritarian model of thought system that crosses all social bodies and , therefore, permeates teaching practices and curriculum construction.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Genero e Diversidade na Escola
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33196
Issue Date: 8-Jun-2016
Appears in Collections:Especialização em Gênero e Diversidade na Escola



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.