Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/33197
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A (des)construção de gênero nas práticas pedagógicas da educação infantil
Autor(es): Engrácia Maria Trópia Barreto
Primeiro Orientador: Paulo Henrique de Queiroz Nogueira
Primeiro membro da banca : Bárbara Bruna Moreira
Segundo membro da banca: Patrícia Moulin Mendonça
Terceiro membro da banca: Paulo Henrique de Queiroz Nogueira
Resumo: O presente trabalho foi apresentado em forma de Ensaio e nele nos propusemos a investigar a relação entre a educação infantil e as crianças em sua escolarização e as questões de gênero e sexualidade. Procuramos discorrer sobre alguns temas pertinentes ao debate – gênero e sexualidade – trazendo algumas referências conceituais importantes na caracterização de alguns aspectos que envolvem a problemática aqui tratada. Investigamos na legislação brasileira, que regula a área da Educação, questões sobre gênero e sexualidade que respaldassem o trabalho de professoras/es. Investigamos também teorias e práticas pedagógicas que pudessem (des)construir a desigualdade de gênero e o respeito pelo corpo de meninos e meninas, contribuindo para a formação integral das crianças, com vistas a construir uma sociedade mais igualitária, fraterna e justa.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Curso: Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33197
Data do documento: 20-Mai-2016
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