Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/33197
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | A (des)construção de gênero nas práticas pedagógicas da educação infantil |
Autor(es): | Engrácia Maria Trópia Barreto |
Primeiro Orientador: | Paulo Henrique de Queiroz Nogueira |
Primeiro membro da banca : | Bárbara Bruna Moreira |
Segundo membro da banca: | Patrícia Moulin Mendonça |
Terceiro membro da banca: | Paulo Henrique de Queiroz Nogueira |
Resumo: | O presente trabalho foi apresentado em forma de Ensaio e nele nos propusemos a investigar a relação entre a educação infantil e as crianças em sua escolarização e as questões de gênero e sexualidade. Procuramos discorrer sobre alguns temas pertinentes ao debate – gênero e sexualidade – trazendo algumas referências conceituais importantes na caracterização de alguns aspectos que envolvem a problemática aqui tratada. Investigamos na legislação brasileira, que regula a área da Educação, questões sobre gênero e sexualidade que respaldassem o trabalho de professoras/es. Investigamos também teorias e práticas pedagógicas que pudessem (des)construir a desigualdade de gênero e o respeito pelo corpo de meninos e meninas, contribuindo para a formação integral das crianças, com vistas a construir uma sociedade mais igualitária, fraterna e justa. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA |
Curso: | Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/33197 |
Data do documento: | 20-Mai-2016 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gênero e Diversidade na Escola |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A (des)construção de gênero nas práticas pedagógicas da Educação Infantil.pdf | 299.77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.