Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/33214
Tipo: Monografia (especialização)
Título: "Meninas não fazem isso": gênero e sistema socioeducativo nas produções científicas e técnicas
Autor(es): Ana Lúcia Machado Dutra
Primeiro Orientador: Claudia Andréa Mayorga Borges
Resumo: O presente trabalho apresenta a análise das representações de gênero nas produções científicas e técnicas de autores/as vinculados/as ao sistema socioeducativo para as adolescentes autoras de ato infracional. Nos textos pesquisados, verifica-se que a atenção às adolescentes não inclui tematizações explícitas sobre gênero e há poucas publicações específicas sobre as adolescentes infratoras. A partir de dados publicados sobre o processo de atendimento das adolescentes das unidades atendimento socioeducacional, a descrição e a análise evidenciam que, nesses locais, há reiteração heteronormativa. As relações homoafetivas são combatidas por funcionários; as socioeducandas são menos visitadas do que os adolescentes e não lhes é concedida a visita de namorados, namoradas e maridos. O disciplinamento das adolescentes em privação de liberdade é feito a partir do binarismo mulher/homem. É necessário, portanto, ampliar os estudos de gênero para as adolescentes a fim de também garantir a elas um aprisionamento mais humanizado e retirá-las da condição de invisibilidade e vulnerabilidades a que estão cotidianamente expostas.
Abstract: This research presents analysis of the representations of gender in scientific and technical productions of authors tied to the socio-educative system for adolescent criminal offenders. The researched texts verify that attention to adolescents does not specifically address gender and there are few publications specifically regarding adolescent offenders. Besides published data on the process of adolescent care in socio-educational care units, the description and analysis show that, in these places, there is heteronormative reiteration. Homosexual relations are fought by employees; the socio-educated are less visited than adolescents and they are not given visitation from boyfriends, girlfriends, and spouses. Adolescent discipline in prison settings is made from a woman/man binary. It is necessary, therefore, to expand studies of gender for adolescents in order to also guarantee to them more humane imprisonment and take away from them the condition of invisibility and vulnerabilities to which they are exposed daily.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Curso: Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33214
Data do documento: 27-Fev-2016
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