Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/33216
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Práticas Inclusivas e materialidade
Autor(es): Lourdes Eduardo Lopes
primer Tutor: Erika Lourenço
primer miembro del tribunal : Deborah Rosária Barbosa
Resumen: A educação inclusiva concebe a escola como um espaço de todos, então mais do que nunca, é preciso se importar com a inclusão dos alunos com deficiência de forma adequada. Este texto tem o objetivo de propor reflexões sobre o caráter inclusivo e materialidade na prática em sala de aula. Para que a inclusão aconteça de fato, faz se necessário estarmos atentos com as práticas e os recursos utilizados. Elas devem estar presentes nos planejamentos. Para isso, foi realizado um questionário com os professores. Os resultados indicaram a necessidade de confeccionar alguns materiais, de maneira que todos os alunos se envolvessem com as atividades em sala de aula. Com isso ficou evidente que é possível ofertar práticas inclusivas que possibilitam a aprendizagem de todos. O plano de ação foi realizado com oficinas e discussões acerca de práticas inclusivas, acreditando que não existe receita, e sim uma busca constante de (re) significações das práticas para que atenda a diversidade da sala de aula. Assim com base na avaliação do projeto, percebe-se que é possível a aprendizagem de todos, e que, mesmo com limitações, é imprescindível acreditar e investir para obter resultados positivos. Palavras-chave: Práticas inclusivas; materialidade; criança com deficiência.
Asunto: Educação especial
Educação inclusiva
Inclusão em educação
Professores de educação especial
Crianças deficientes
Distúrbios da aprendizagem nas crianças
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33216
Fecha del documento: 7-dic-2019
Aparece en las colecciones:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
TCC Laseb 2019.pdf1.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.