Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/33222
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Contribuições sobre o tema sexualidade : uma análise de referências para a formação de professores e professoras |
Autor(es): | Eliana Leal de Moraes Coelho |
primer Tutor: | Deborah Rosária Barbosa |
primer Co-tutor: | Felipe Moreira |
Resumen: | Esta pesquisa aborda a questão da sexualidade como direito humano a ser trabalhado na educação escolar, tendo por fundamento a formação e as práticas docentes, o conhecimento e a análise das orientações legais e curriculares. Realizou-se um estudo teórico, analisando a contribuição de diversos autores que tratam do tema e de sua relação com a educação escolar, bem como identificando a contribuição dos Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil (RCNEI), das orientações do tema transversal Orientação Sexual dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e dos Cadernos Pedagógicos da Escola de Tempo Integral (ETI) da Secretaria Municipal de Educação Governador Valadares. Consideramos que é necessário avançar na reconstrução destas orientações incorporando o tema Sexualidade de um modo mais aprofundado e abrangente. Esperamos trazer contribuições para reorientar a formação do professor e da professora do município de Governador Valadares e de outros municípios também, quanto à compreensão do tema sexualidade da criança, no sentido de promover o respeito à diversidade. |
Abstract: | This research addresses the issue of sexuality as a human right to be worked in education, with the foundation of the training and teaching practices, knowledge and analysis of legal and curriculum guidelines. We conducted a theoretical study, analyzing the contribution of several authors who deal with the subject and its relation to education, as well as identifying the contribution of the National Curriculum Benchmarks for Early Childhood Education (RCNEI), the cross-cutting issue guidelines Sexual Orientation of Curriculum Standards national (NCPs) and the Full Time School Pedagogical notebooks (ETI) of the Municipal Education Governador Valadares. We consider it is necessary to move forward in rebuilding these guidelines incorporating the topic of sexuality further and comprehensively. We hope to bring contributions to reorient teacher education and teacher Governador Valadares as the understanding of the sexuality theme of the child, to promote respect for diversity. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA |
Curso: | Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/33222 |
Fecha del documento: | 1-abr-2016 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Gênero e Diversidade na Escola |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
formatado (Reparado)_PDF.pdf | 598.37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.