Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33222
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Deborah Rosária Barbosapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6594669423995490pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Felipe Moreirapt_BR
dc.creatorEliana Leal de Moraes Coelhopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-09T11:53:07Z-
dc.date.available2020-04-09T11:53:07Z-
dc.date.issued2016-04-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33222-
dc.description.abstractThis research addresses the issue of sexuality as a human right to be worked in education, with the foundation of the training and teaching practices, knowledge and analysis of legal and curriculum guidelines. We conducted a theoretical study, analyzing the contribution of several authors who deal with the subject and its relation to education, as well as identifying the contribution of the National Curriculum Benchmarks for Early Childhood Education (RCNEI), the cross-cutting issue guidelines Sexual Orientation of Curriculum Standards national (NCPs) and the Full Time School Pedagogical notebooks (ETI) of the Municipal Education Governador Valadares. We consider it is necessary to move forward in rebuilding these guidelines incorporating the topic of sexuality further and comprehensively. We hope to bring contributions to reorient teacher education and teacher Governador Valadares as the understanding of the sexuality theme of the child, to promote respect for diversity.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa aborda a questão da sexualidade como direito humano a ser trabalhado na educação escolar, tendo por fundamento a formação e as práticas docentes, o conhecimento e a análise das orientações legais e curriculares. Realizou-se um estudo teórico, analisando a contribuição de diversos autores que tratam do tema e de sua relação com a educação escolar, bem como identificando a contribuição dos Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil (RCNEI), das orientações do tema transversal Orientação Sexual dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e dos Cadernos Pedagógicos da Escola de Tempo Integral (ETI) da Secretaria Municipal de Educação Governador Valadares. Consideramos que é necessário avançar na reconstrução destas orientações incorporando o tema Sexualidade de um modo mais aprofundado e abrangente. Esperamos trazer contribuições para reorientar a formação do professor e da professora do município de Governador Valadares e de outros municípios também, quanto à compreensão do tema sexualidade da criança, no sentido de promover o respeito à diversidade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escolapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSexualidade infantilpt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleContribuições sobre o tema sexualidade : uma análise de referências para a formação de professores e professoraspt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gênero e Diversidade na Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
formatado (Reparado)_PDF.pdf598.37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.