Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/33223
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Escola, gênero e diversidade sexual : uma análise sobre a produção acadêmica e sua relação com a criação de iniciativas de promoção à diversidade no campo pedagógico
Autor(es): Bianca de Vasconcellos Sophia
Primeiro Orientador: Marco Aurélio Máximo Prado
Primeiro Coorientador: Laís Godoi Lopes
Resumo: Este estudo propõe uma investigação da produção acadêmica no Brasil, entre 2004 e 2014, envolvendo o eixo temático escola-gênero-sexualidade/diversidade sexual e a sua relação com a criação de políticas e iniciativas de promoção à diversidade no ambiente escolar. A investigação de artigos produzidos no campo da Educação visa observar o modo como tal eixo temático é abordado, quais são as principais estratégias de intervenção apresentadas e como o discurso acadêmico pode dialogar com os movimentos feminista e LGBT. Os 26 artigos selecionados foram encontrados na base de dados da Scientific Electronic Library Online (SciELO). A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo. Com base nesse método, os artigos foram lidos e agrupados em categorias conforme os seguintes tipos de temas: 1) Gênero e sexualidade/diversidade sexual, como aparecem?; 2) A sexualidade/diversidade sexual e a educação sexual no currículo; 3) A escola, o(a) professor(a) e o currículo; e 4) Os movimentos sociais.
Abstract: This study proposes an investigation of academic production in Brazil between 2004 and 2014, involving the main theme school-gender-sexuality / sexual diversity and its relation to the creation of policies and initiatives to promote diversity in the school environment. The research papers produced in the field of Education aims to observe how this main theme is addressed, what are the main intervention strategies presented and how the academic discourse can talk to the feminist and gay movements. The 26 selected articles were found inthe database Scientific Eletronic Library Online (SciELO). The methodology used was content analysis. Based on this method, the articles were read and grouped into categories according to the following types of approaches: 1) Gender and sexuality / sexual diversity as they appear ?; 2) Sexuality / sexual diversity and sex education in the curriculum; 3) The school, the teacher and the curriculum; and 4) Social Movements.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Curso: Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33223
Data do documento: 27-Fev-2016
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