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dc.contributor.advisor1Marco Aurélio Máximo Pradopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6622025960142025pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Laís Godoi Lopespt_BR
dc.creatorBianca de Vasconcellos Sophiapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4686568100704942pt_BR
dc.date.accessioned2020-04-09T11:54:39Z-
dc.date.available2020-04-09T11:54:39Z-
dc.date.issued2016-02-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33223-
dc.description.abstractThis study proposes an investigation of academic production in Brazil between 2004 and 2014, involving the main theme school-gender-sexuality / sexual diversity and its relation to the creation of policies and initiatives to promote diversity in the school environment. The research papers produced in the field of Education aims to observe how this main theme is addressed, what are the main intervention strategies presented and how the academic discourse can talk to the feminist and gay movements. The 26 selected articles were found inthe database Scientific Eletronic Library Online (SciELO). The methodology used was content analysis. Based on this method, the articles were read and grouped into categories according to the following types of approaches: 1) Gender and sexuality / sexual diversity as they appear ?; 2) Sexuality / sexual diversity and sex education in the curriculum; 3) The school, the teacher and the curriculum; and 4) Social Movements.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo propõe uma investigação da produção acadêmica no Brasil, entre 2004 e 2014, envolvendo o eixo temático escola-gênero-sexualidade/diversidade sexual e a sua relação com a criação de políticas e iniciativas de promoção à diversidade no ambiente escolar. A investigação de artigos produzidos no campo da Educação visa observar o modo como tal eixo temático é abordado, quais são as principais estratégias de intervenção apresentadas e como o discurso acadêmico pode dialogar com os movimentos feminista e LGBT. Os 26 artigos selecionados foram encontrados na base de dados da Scientific Electronic Library Online (SciELO). A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo. Com base nesse método, os artigos foram lidos e agrupados em categorias conforme os seguintes tipos de temas: 1) Gênero e sexualidade/diversidade sexual, como aparecem?; 2) A sexualidade/diversidade sexual e a educação sexual no currículo; 3) A escola, o(a) professor(a) e o currículo; e 4) Os movimentos sociais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escolapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectDiversidade Sexualpt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectProdução de conhecimentopt_BR
dc.titleEscola, gênero e diversidade sexual : uma análise sobre a produção acadêmica e sua relação com a criação de iniciativas de promoção à diversidade no campo pedagógicopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gênero e Diversidade na Escola

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