Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/33234
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Escola acessível em Libras : uma experiência do ensino de língua de sinais para a comunidade escolar |
Autor(es): | Maria Martha Ferrari de Faria Athayde |
Primeiro Orientador: | Terezinha Cristina da Costa Rocha |
Primeiro membro da banca : | Regiane Lucas de Oliveira Garcêz |
Resumo: | Este trabalho está situado no campo da promoção da acessibilidade por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras). No Brasil, nos últimos anos, o movimento surdo tem ganhado cada vez mais força na defesa da implementação de escolas bilíngues para surdos, para que esses estudantes participem dos processos de ensino- aprendizado, fazendo uso de sua primeira língua, a Libras, e também para que possam interagir com todos os membros da comunidade escolar e ter sua forma visual de interação com o mundo considerada nos planejamentos dos professores. No entanto, enquanto esse processo ainda não se torna uma realidade na educação do país, ainda temos estudantes enfrentando determinados desafios ao estudarem em escolas nas quais a comunidade escolar não interage com eles em Libras. Muitas vezes, esses alunos se comunicam apenas com os intérpretes de Libras. Considerando esses aspectos, o objetivo geral deste estudo foi compreender as possibilidades de construção de interações e promoção da acessibilidade em Libras durante o processo de formação de novos usuários da Libras para se comunicarem com as estudantes surdas de uma escola. O estudo foi realizado em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, Minas Gerais. Na escola há duas estudantes surdas matriculadas e, por isso, foi elaborada e implementada a proposta de um minicurso de Libras aberto para toda a comunidade escolar (alunos, professores e funcionários). A fundamentação teórica deste estudo teve como principal base os trabalhos de Sacks (2010), Quadros (2006, 2005 e 1997), Vygotsky (2010, 1996, 1995). A pesquisa foi realizada por meio da abordagem qualitativa, com observação participante durante seis momentos do “Projeto de Ensino de Libras para Ouvintes”, no período de março a junho de 2019. O Projeto propôs a ampliação de usuários da Libras, potenciais interlocutores para as alunas surdas matriculadas, procurando adequar a escola às possibilidades propostas pela legislação vigente.Os resultados indicam que a valorização da língua de sinais e da Cultura Surda na instituição escolar em questão foi bem aceita, colaborando para a ampliação educacional de uma das alunas surdas, e, consequentemente, para o seu desenvolvimento social e intelectual. |
Assunto: | Língua brasileira de sinais Língua de sinais Surdos Deficientes auditivos Crianças surdas – Educação Distúrbios da comunicação nas crianças Surdos Educação Educação inclusiva Inclusão em educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/33234 |
Data do documento: | 7-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Martha - TCC REVISADO 09 12 19(1).pdf | 2.22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons