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dc.contributor.advisor1Terezinha Cristina da Costa Rochapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9084425259229197pt_BR
dc.contributor.referee1Regiane Lucas de Oliveira Garcêzpt_BR
dc.creatorMaria Martha Ferrari de Faria Athaydept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5518020784957269pt_BR
dc.date.accessioned2020-04-09T14:39:51Z-
dc.date.available2020-04-09T14:39:51Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33234-
dc.description.resumoEste trabalho está situado no campo da promoção da acessibilidade por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras). No Brasil, nos últimos anos, o movimento surdo tem ganhado cada vez mais força na defesa da implementação de escolas bilíngues para surdos, para que esses estudantes participem dos processos de ensino- aprendizado, fazendo uso de sua primeira língua, a Libras, e também para que possam interagir com todos os membros da comunidade escolar e ter sua forma visual de interação com o mundo considerada nos planejamentos dos professores. No entanto, enquanto esse processo ainda não se torna uma realidade na educação do país, ainda temos estudantes enfrentando determinados desafios ao estudarem em escolas nas quais a comunidade escolar não interage com eles em Libras. Muitas vezes, esses alunos se comunicam apenas com os intérpretes de Libras. Considerando esses aspectos, o objetivo geral deste estudo foi compreender as possibilidades de construção de interações e promoção da acessibilidade em Libras durante o processo de formação de novos usuários da Libras para se comunicarem com as estudantes surdas de uma escola. O estudo foi realizado em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, Minas Gerais. Na escola há duas estudantes surdas matriculadas e, por isso, foi elaborada e implementada a proposta de um minicurso de Libras aberto para toda a comunidade escolar (alunos, professores e funcionários). A fundamentação teórica deste estudo teve como principal base os trabalhos de Sacks (2010), Quadros (2006, 2005 e 1997), Vygotsky (2010, 1996, 1995). A pesquisa foi realizada por meio da abordagem qualitativa, com observação participante durante seis momentos do “Projeto de Ensino de Libras para Ouvintes”, no período de março a junho de 2019. O Projeto propôs a ampliação de usuários da Libras, potenciais interlocutores para as alunas surdas matriculadas, procurando adequar a escola às possibilidades propostas pela legislação vigente.Os resultados indicam que a valorização da língua de sinais e da Cultura Surda na instituição escolar em questão foi bem aceita, colaborando para a ampliação educacional de uma das alunas surdas, e, consequentemente, para o seu desenvolvimento social e intelectual.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/*
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectouvintespt_BR
dc.subjectacessibilidadept_BR
dc.subjectalunas surdaspt_BR
dc.subject.otherLíngua brasileira de sinaispt_BR
dc.subject.otherLíngua de sinaispt_BR
dc.subject.otherSurdospt_BR
dc.subject.otherDeficientes auditivospt_BR
dc.subject.otherCrianças surdas – Educaçãopt_BR
dc.subject.otherDistúrbios da comunicação nas criançaspt_BR
dc.subject.otherSurdospt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação inclusivapt_BR
dc.subject.otherInclusão em educaçãopt_BR
dc.titleEscola acessível em Libras : uma experiência do ensino de língua de sinais para a comunidade escolarpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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