Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/33235
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A promoção da educação inclusiva em uma comunidade escolar de Belo Horizonte - MG
Título(s) alternativo(s): The promotion of inclusive education in a school community in Belo Horizonte - MG
Autor(es): Viviane Cornelio de Menezes
primer Tutor: Erika lourenço
primer miembro del tribunal : Deolinda Armani Turci
Resumen: Este trabalho surgiu da necessidade de promover a inclusão de forma mais efetiva na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Itamarati, escola onde atuo como professora da educação infantil. Durante a construção dele li declarações e leis, analisei conceitos e estudei o que diferentes autores abordam sobre o movimento da educação inclusiva, a inclusão escolar e as diferentes dimensões da acessibilidade, buscando assim me preparar para a construção de ações que envolvessem toda a comunidade escolar. Entre as seis ações propostas com o enfoque no tema inclusão, estão: os encontros realizados com as famílias na Escola de Pais sob a direção de variados convidados, os encontros com as professoras para sensibilização e reflexão da prática educativa, a construção de uma cartilha contendo desenhos dos alunos e familiares. As execuções das ações favoreceram a participação de toda a comunidade escolar e o envolvimento de professoras que resultaram no desenvolvimento de atitudes inclusivas ao longo do ano de 2019.
Abstract: This work arose from the need to promote inclusion more effectively in the Itamarati Municipal School of Early Childhood Education (EMEI), where I work as a teacher of early childhood education. During his construction I read statements and laws, analyzed concepts and studied what different authors address about the inclusive education movement, school inclusion and the different dimensions of accessibility, thus seeking to prepare me for the construction of actions involving the entire school community. . Among the six actions proposed focusing on the inclusion theme are: meetings held with families at the Parent School under the direction of various guests, meetings with teachers to raise awareness and reflection on educational practice, the construction of a booklet containing student and family drawings. The execution of the actions favored the participation of the whole school community and the involvement of teachers that resulted in the development of inclusive attitudes throughout 2019.
Asunto: Educação de crianças
Educação inclusiva
Inclusão escolar
Acessibilidade
Comunidade e escola
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/33235
Fecha del documento: 7-dic-2019
Aparece en las colecciones:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Monografia Viviane C Menezes.pdfAberto10.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons