Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33251
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Danielle Alves Martinspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4616192526557663pt_BR
dc.contributor.referee1André Augusto Deodatopt_BR
dc.creatorCíntia Carmélia Silva da Rochapt_BR
dc.date.accessioned2020-04-14T16:11:49Z-
dc.date.available2020-04-14T16:11:49Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33251-
dc.description.abstractThis research aimed to understand the potential and limits of a project developed from the perspective of playing by a pedagogical coordinator with the children from EMEI São Bernardo. The interest in developing this project stems from a proposal by EMEI's deputy director to contribute to the development of children's learning and the teacher's work. The research was conducted in a class with children aged four and five years old. The qualitative research was methodologically developed through participant observation, field diary and interviews. In the participant observation the coordinator was in the room developing games that worked the written language and mathematics and noted in the field diary all the development of the work. Two interviews were conducted, one with the vice principal for more information about the project that was developed and with the class teacher for feedback on the project. The results showed that play can enhance children's learning and that pedagogical coordination can contribute positively to children's pedagogical development. However, it was also found that for the full development of the project it is necessary to take into account the time and interactions between all involved, especially the collective planning between teachers and pedagogical coordinators.pt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa teve como objetivo geral compreender as potencialidades e limites de um projeto desenvolvido na perspectiva do brincar por uma coordenadora pedagógica junto às crianças da EMEI São Bernardo. O interesse de desenvolver esse projeto partiu de uma proposta da vice-diretora da EMEI em poder contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças e com o trabalho do professor. A pesquisa foi realizada em uma turma com crianças na faixa etária de quatro e cinco anos de idade. A pesquisa de caráter qualitativo foi desenvolvida metodologicamente por meio de observação participante, diário de campo e entrevistas. Na observação participante a coordenadora esteve em sala desenvolvendo brincadeiras que trabalharam a linguagem escrita e matemática, anotando no diário de campo todo o desenvolvimento do trabalho. Foram realizadas duas entrevistas, uma com a vice-diretora para obter mais informações sobre o projeto que foi desenvolvido e com a professora da turma para ter um retorno sobre o projeto. Os resultados demonstraram que as brincadeiras podem contribuir com aprendizagem das crianças e que a coordenação pedagógica pode contribuir de forma positiva no desenvolvimento pedagógico das crianças. Entretanto, foi possível constatar também que, para o desenvolvimento total do projeto é preciso levar em conta o tempo e as interações entre todos os envolvidos, em especial o planejamento coletivo entre professores e coordenadores pedagógicos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCoordenação pedagógicapt_BR
dc.titleA coordenação pedagógica e o brincar na educação infantilpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CíntiaCarmélia_CPE_Laseb2019.pdf760.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.