Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/33252
Tipo: Monografia (especialização)
Título: O professor especialista na coordenação: um estudo na rede municipal de belo horizonte
Título(s) alternativo(s): The expert teacher in coordination: a study in the municipal network of belo horizonte
Autor(es): Carolina Guimarães Reis
primer Tutor: Danielle Alves Martins
primer miembro del tribunal : André Augusto Deodato
Segundo miembro del tribunal: Luciana Pereira de Sousa
Resumen: Este trabalho teve como objetivo compreender as potencialidades e limitações de professores especialistas quando assumem a coordenação em uma escola municipal de Belo Horizonte. Para tanto foi realizado um estudo de natureza qualitativa e abordagem descritiva e contou com a elaboração de um questionário como instrumento de pesquisa. Este estudo demarca como estes docentes especialistas vêm assumindo a gestão escolar desde as mudanças neste âmbito e na divisão do trabalho da escola desde a década de 90. Ademais, aponta quais as potencialidades desenvolvem, quais relações encontram ou não com o seu campo de formação inicial no exercício da função como coordenadores e como lidam com este papel. Também, as limitações que vivenciam uma vez que não é o seu campo de formação inicial. Portanto, este trabalho visa contribuir de forma relevante para se pensar o lugar do professor especialista/coordenador nas escolas municipais de Belo Horizonte e nos processos educativos de maneira mais geral.
Abstract: This work aimed to understand the potentialities and limitations of specialist teachers when they assume the coordination in a municipal school in Belo Horizonte. For this purpose, a qualitative study and descriptive approach was carried out and a questionnaire was elaborated as a research instrument. This study outlines how these specialist teachers have been taking over school management since the changes in this area and the division of the school's work since the 90's. In addition, it points out what the potentialities develop, which relationships they find or not with their initial training field. in their role as coordinators and how they handle this role. Also, the limitations they experience since it is not their initial training field. Therefore, this work aims to contribute in a relevant way to think about the place of the specialist teacher / coordinator in the municipal schools of Belo Horizonte and in the educational processes more generally.
Asunto: Escolas - Organização e administração
Professores - Participação na administração
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/33252
Fecha del documento: 7-dic-2019
Aparece en las colecciones:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Carolina_CPE_LASEB2019.pdf927.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons