Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/33259
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A construção do currículo no desenvolvimento de projetos em uma escola de educação infantil
Autor(es): Danusa Almeida Limeira
primer Tutor: Maria José Batista Pinto Flores
primer miembro del tribunal : Sandra Medina de Souza
Resumen: A pesquisa apresenta uma reflexão acerca da importância dos projetos de ensino na construção do currículo na modalidade da educação infantil. Para alcançar tal objetivo realizamos uma revisão bibliográfica sobre currículo e planejamento curricular; e sobre educação infantil, recorrendo a documentos oficiais que regulamentam o ensino no país e na cidade de Belo Horizonte. Analisamos os documentos que registram projetos de ensino em determinada escola de BH, buscando evidenciar diferentes aspectos envolvidos na construção curricular e o papel do coordenador pedagógico como articulador de tal processo. Para isso, recorremos à referenciais teóricos sobre currículo (Sacristan e Pérez Gómez, 2005) e educação infantil (LDB 9394/96), permitindo-nos compreender as relações de poder intrínsecas na construção social em torno destas dimensões. Os resultados da pesquisa mostram que, na escola estudada, existem cinco projetos de ensino e foram analisados dois projetos que estão registrados. A questão essencial que a pesquisa apresenta é como o trabalho com projetos pode contribuir para a construção de um currículo voltado à formação humana na modalidade da educação infantil. Dentre tais desafios destaca-se a construção de currículos que atendam as especificidades das crianças na faixa etária da primeira infância.
Abstract: This research presents a reflection about the importance of educational projects in the construction of the curriculum in the first childhood mode. To achieve this goal, we conduced a literature review about curriculum and curricular planning; and about early childhood education, using official documents that regulate the teaching in country and in the city of Belo Horizonte. We analyze the documents that register the teaching projects in certain school of Belo Horizonte, searching to expose different aspects involved in the curricular construction and the pedagogical coordinator role as an organizer of such process. For that, we resort to theoretical references about curriculum (Sacristan e Pérez Gomez,2007) and early childhood education(LDB 9394/96), allowing ourselves to comprehend the intrinsic power relations in the social construction around these dimensions. The research results show that, in the studied school, exist five projects of teaching and were analyzed two projects that are registered. The essential question that the research present is how the work with projects can contribute to a construction of a curriculum turned to the human formation in early childhood education mode. Between such challenges stands out the construction of curriculums that meet the children specifications in kindergarten age rate.
Asunto: Educação infantil
Currículo escolar
Currículos - Planejamento
Ensino
Projetos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/33259
Fecha del documento: 7-dic-2019
Aparece en las colecciones:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
CPE_LASEB2019_DANUSA.pdf2.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons