Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/33260
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Formação continuada de professoras em serviço mediada pela coordenação pedagógica: uma experiência com a GINCAMAT
Autor(es): Izabel Cristina Pontes Chagas
Primeiro Orientador: Danielle Alves Martins
Primeiro membro da banca : André Augusto Deodato
Segundo membro da banca: Rodrigo Carlos Pinheiro
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo compreender as contribuições da Gincamat - Gincana de Matemática - para a formação continuada das professoras, quando elas são estimuladas pela Coordenação Pedagógica. A pesquisa de abordagem qualitativa foi construída, em especial, por meio da descrição e análise da participação das professoras nas práticas de jogos da Gincamat em sala de aula e em encontros formativos. A observação não-estruturada (ALVES-MAZZOTTI; GEWANDSZAJDER, 1998) foi a técnica utilizada na coleta de dados, registrados em diário de campo, fotos e vídeos. A motivação para a pesquisa surgiu de um interesse profissional, em busca de compreender uma das principais funções atribuída à Coordenação Pedagógica, a formação continuada de professores, que confluiu com o interesse das professoras da escola em colocar em prática, estratégias de ensino diferentes das estratégias de uso corrente, com vistas a melhorar o desempenho dos alunos em Matemática. As análises apontaram, um caminho formativo possível de ser seguido pelas professoras, mediada pela Coordenação Pedagógica, quando esta se responsabiliza em buscar formações, com o intuito de colocá-las em prática, compartilhando o conhecimento e tornando coletiva a ação de formação. Contudo, o modelo de formação por meio da Gincamat chamou a atenção para as dificuldades a serem enfrentadas, relacionadas à gestão dos tempos na escola, quando observou-se que os tempos-espaços que podem ser disponibilizados para formação na escola são fragmentados, demandando do grupo constante reorganização, que longe de ser o ideal, é o possível de acontecer. Sobre as atribuições da Coordenação Pedagógica ficou evidente a necessidade de o coordenador delimitar a sua área de atuação, direcionando suas atenções para aquelas atribuições que se relacionem com o trabalho pedagógico, diante de tantas outras atribuições que lhe são impostas, pelas legislações e pelas urgências do cotidiano da escola. Nesse sentido constatou-se a importância de formação continuada para o coordenador pedagógico para que possa construir competência técnica e política que lhe permita conquistar a autoridade perante o coletivo de professores, para se posicionar como sujeito competente, ao invés de ser sujeitado pelas demandas urgentes do dia a dia. Palavras-chaves: Coordenação pedagógica. Formação continuada. Gincamat.
Assunto: Educação
Professores - formação
Prática de ensino
Matemática - estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33260
Data do documento: 7-Dez-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IZABEL_CPE_LASEB2019.pdf1.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.