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http://hdl.handle.net/1843/33260
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Formação continuada de professoras em serviço mediada pela coordenação pedagógica: uma experiência com a GINCAMAT |
Autor(es): | Izabel Cristina Pontes Chagas |
Primeiro Orientador: | Danielle Alves Martins |
Primeiro membro da banca : | André Augusto Deodato |
Segundo membro da banca: | Rodrigo Carlos Pinheiro |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo compreender as contribuições da Gincamat - Gincana de Matemática - para a formação continuada das professoras, quando elas são estimuladas pela Coordenação Pedagógica. A pesquisa de abordagem qualitativa foi construída, em especial, por meio da descrição e análise da participação das professoras nas práticas de jogos da Gincamat em sala de aula e em encontros formativos. A observação não-estruturada (ALVES-MAZZOTTI; GEWANDSZAJDER, 1998) foi a técnica utilizada na coleta de dados, registrados em diário de campo, fotos e vídeos. A motivação para a pesquisa surgiu de um interesse profissional, em busca de compreender uma das principais funções atribuída à Coordenação Pedagógica, a formação continuada de professores, que confluiu com o interesse das professoras da escola em colocar em prática, estratégias de ensino diferentes das estratégias de uso corrente, com vistas a melhorar o desempenho dos alunos em Matemática. As análises apontaram, um caminho formativo possível de ser seguido pelas professoras, mediada pela Coordenação Pedagógica, quando esta se responsabiliza em buscar formações, com o intuito de colocá-las em prática, compartilhando o conhecimento e tornando coletiva a ação de formação. Contudo, o modelo de formação por meio da Gincamat chamou a atenção para as dificuldades a serem enfrentadas, relacionadas à gestão dos tempos na escola, quando observou-se que os tempos-espaços que podem ser disponibilizados para formação na escola são fragmentados, demandando do grupo constante reorganização, que longe de ser o ideal, é o possível de acontecer. Sobre as atribuições da Coordenação Pedagógica ficou evidente a necessidade de o coordenador delimitar a sua área de atuação, direcionando suas atenções para aquelas atribuições que se relacionem com o trabalho pedagógico, diante de tantas outras atribuições que lhe são impostas, pelas legislações e pelas urgências do cotidiano da escola. Nesse sentido constatou-se a importância de formação continuada para o coordenador pedagógico para que possa construir competência técnica e política que lhe permita conquistar a autoridade perante o coletivo de professores, para se posicionar como sujeito competente, ao invés de ser sujeitado pelas demandas urgentes do dia a dia. Palavras-chaves: Coordenação pedagógica. Formação continuada. Gincamat. |
Assunto: | Educação Professores - formação Prática de ensino Matemática - estudo e ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/33260 |
Data do documento: | 7-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
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