Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/33263
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A utilização de jogos como estímulo ao desenvolvimento da consciência fonológica numa turma de 4/5 anos da EMEI Urca Confisco
Autor(es): Cláudia Denize Braga de Araújo Silva
Primeiro Orientador: Rogério Correia da Silva
Primeiro membro da banca : Sara Mourão Monteiro
Resumo: Este texto relata o Plano de Ação desenvolvido numa escola de Educação Infantil da Rede Municipal de Belo Horizonte. Nesta etapa da escolarização, as crianças demonstram, espontaneamente, realizar reflexões sobre as palavras e estão atentas às características de sua língua. O tema consciência fonológica, aqui definido por Cardoso-Martins(1991)como a consciência dos sons das palavras que ouvimos e falamos, tem se constituído um objeto de estudo e reflexão para nós, educadores. Ao aplicar um Plano de Ação que, utilizando diariamente na rotina, jogos que possibilitem aos pequenos refletir sobre a língua falada e levantar hipóteses sobre o sistema de escrita alfabética. Ressaltamos o prazer da descoberta e ampliamos a possibilidade de aprendizagens da criança por meio da brincadeira. A proposta desenvolvida revelou que a criança pensa sobre a língua escrita e, quando estimulada, demonstra avanços nas suas hipóteses de escrita. Palavras-chave: Jogos educativos, Consciência Fonológica, Língua, Crianças-escrita.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33263
Data do documento: 7-Dez-2019
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