Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/33263
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Rogério Correia da Silva | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5803801411821642 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sara Mourão Monteiro | pt_BR |
dc.creator | Cláudia Denize Braga de Araújo Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-04-14T19:06:43Z | - |
dc.date.available | 2020-04-14T19:06:43Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/33263 | - |
dc.description.resumo | Este texto relata o Plano de Ação desenvolvido numa escola de Educação Infantil da Rede Municipal de Belo Horizonte. Nesta etapa da escolarização, as crianças demonstram, espontaneamente, realizar reflexões sobre as palavras e estão atentas às características de sua língua. O tema consciência fonológica, aqui definido por Cardoso-Martins(1991)como a consciência dos sons das palavras que ouvimos e falamos, tem se constituído um objeto de estudo e reflexão para nós, educadores. Ao aplicar um Plano de Ação que, utilizando diariamente na rotina, jogos que possibilitem aos pequenos refletir sobre a língua falada e levantar hipóteses sobre o sistema de escrita alfabética. Ressaltamos o prazer da descoberta e ampliamos a possibilidade de aprendizagens da criança por meio da brincadeira. A proposta desenvolvida revelou que a criança pensa sobre a língua escrita e, quando estimulada, demonstra avanços nas suas hipóteses de escrita. Palavras-chave: Jogos educativos, Consciência Fonológica, Língua, Crianças-escrita. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil. Jogos Educativos. Consciência Fonológica.Língua. Crianças-Escrita. | pt_BR |
dc.title | A utilização de jogos como estímulo ao desenvolvimento da consciência fonológica numa turma de 4/5 anos da EMEI Urca Confisco | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Claudia-Denize-de-Araujo-Silva-EL-Laseb2019 (1).pdf | 3.2 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.