Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/33263
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rogério Correia da Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5803801411821642pt_BR
dc.contributor.referee1Sara Mourão Monteiropt_BR
dc.creatorCláudia Denize Braga de Araújo Silvapt_BR
dc.date.accessioned2020-04-14T19:06:43Z-
dc.date.available2020-04-14T19:06:43Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33263-
dc.description.resumoEste texto relata o Plano de Ação desenvolvido numa escola de Educação Infantil da Rede Municipal de Belo Horizonte. Nesta etapa da escolarização, as crianças demonstram, espontaneamente, realizar reflexões sobre as palavras e estão atentas às características de sua língua. O tema consciência fonológica, aqui definido por Cardoso-Martins(1991)como a consciência dos sons das palavras que ouvimos e falamos, tem se constituído um objeto de estudo e reflexão para nós, educadores. Ao aplicar um Plano de Ação que, utilizando diariamente na rotina, jogos que possibilitem aos pequenos refletir sobre a língua falada e levantar hipóteses sobre o sistema de escrita alfabética. Ressaltamos o prazer da descoberta e ampliamos a possibilidade de aprendizagens da criança por meio da brincadeira. A proposta desenvolvida revelou que a criança pensa sobre a língua escrita e, quando estimulada, demonstra avanços nas suas hipóteses de escrita. Palavras-chave: Jogos educativos, Consciência Fonológica, Língua, Crianças-escrita.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantil. Jogos Educativos. Consciência Fonológica.Língua. Crianças-Escrita.pt_BR
dc.titleA utilização de jogos como estímulo ao desenvolvimento da consciência fonológica numa turma de 4/5 anos da EMEI Urca Confiscopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Claudia-Denize-de-Araujo-Silva-EL-Laseb2019 (1).pdf3.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.