Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/33267
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Identidade e autonomia no processo de alfabetização e letramento na educação infantil |
Autor(es): | Glaciane Lopes da Silva Lucas |
primer Tutor: | Maria Gorete Neto |
primer miembro del tribunal : | Ruana Priscila da Silva Brito |
Resumen: | O presente trabalho iniciou a partir do seguinte questionamento: Como a identidade e a autonomia podem auxiliar no processo de alfabetização e letramento na Educação Infantil? Na busca de encontrar caminhos que auxiliam nessa inter-relação entre autonomia, identidade, alfabetização e letramento foi aplicado um plano de ação com essa temática em uma turma de 3 a 4 anos, com 20 alunos, na rede municipal de Belo Horizonte, no período de fevereiro a outubro de 2019. A metodologia foi qualitativa, com a participação do pesquisador através da descrição, observação em sala, entrevistas com os pais, relatórios individuais e portfólio, com o intuito de conceituar o que é identidade, autonomia, alfabetização e letramento, valorizar a identidade e autonomia como norteador de desenvolvimento e aprendizagem, criar e executar estratégias que incentivem os alunos a conhecer e construir sua própria identidade, fortalecer a parceira escola e família, para que sejam colaboradores do processo da construção da identidade e autonomia de seus filhos, para assim averiguar se, de fato, o processo de construção da identidade e autonomia dos alunos de 3 anos contribui para o processo de alfabetização e letramento. Teoricamente nos baseamos principalmente nos autores Hall (2006), Serrano (2018), Soares (2012), Viana (2007), Brandão e Leal (2011), Brandão e Rosa (2011) e em Diretrizes que regem a Educação Infantil. Os resultados apontam que não se pode dissociar a identidade da autonomia assim como não se dissocia alfabetização de letramento. O que enriquece a aprendizagem é a bagagem de conhecimento da criança, é o processo de apropriação das linguagens e eixos que norteiam a Educação Infantil, dando assim base para que ela possa se familiarizar com a leitura e a escrita. |
Asunto: | Educação de crianças Letramento Alfabetização Autonomia - Crianças Identidade |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/33267 |
Fecha del documento: | 7-dic-2019 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
IDENTIDADE E AUTONOMIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.pdf | Aberta | 4.53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.