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http://hdl.handle.net/1843/33269
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Implementação de formação continuada em uma escola municipal de educação infantil de Belo Horizonte |
Autor(es): | Heloísa Cristina da Cruz |
Primeiro Orientador: | Maria José Batista Pinto Flores |
Primeiro membro da banca : | Sandra Medina de Souza |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo analisar a implementação da formação continuada na EMEI Maria Goretti localizada na regional Nordeste de Belo Horizonte. A partir de uma demanda do corpo docente, que foi possível ser verificada através da análise das avaliações da gestão escolar do ano 2018, foram aplicados questionários a 29 professores da escola e o plano de ação foi desenvolvido com base nas respostas desse recurso. O trabalho perpassou pelo contexto histórico do surgimento da coordenação pedagógica, da formação continuada que é uma das atribuições desse cargo e possíveis contribuições dessa formação no contexto escolar. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, foram consideradas as leis e portarias que normatizam as atribuições do cargo de coordenador pedagógico, além da fundamentação teórica de DEMALAY, 1992; GATTI, 2009; IMBERNÓN, 2009; NÓVOA, 2002 entre outros autores. A partir de uma análise qualitativa dos dados os resultados mostraram que embora a formação continuada seja uma necessidade apontada pelo grupo de professoras, sua implementação como reflexão da prática aponta para algumas dificuldades como falta de disponibilidade e motivação das mesmas em fazer a troca das experiências. Essa pesquisa também aponta que o papel do formador é de colaborador, que deve assumir uma postura prática e de modo reflexivo que auxilie o professor em situações práticas. E por último que a formação continuada pode trazer diversas contribuições no grupo, dentre elas, o desenvolvimento do trabalho colaborativo, da ética, e do senso de pertencimento. Entretanto tal prática ainda é muito incipiente e tem que levar em conta o protagonismo dos professores. Palavras-chave: Formação continuada, coordenação pedagógica, trabalho colaborativo |
Assunto: | Professores - Formação Escolas - Organização e administração |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/33269 |
Data do documento: | 7-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
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