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dc.contributor.advisor1Gilcinei Teodoro Carvalhopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4671054290421564pt_BR
dc.contributor.referee1Valéria Barbosa de Resendept_BR
dc.creatorSandra Martins Vieirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0114334640056588pt_BR
dc.date.accessioned2020-04-15T10:25:02Z-
dc.date.available2020-04-15T10:25:02Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33270-
dc.description.resumoO presente trabalho é resultado de um plano de ação desenvolvido em uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental I de uma Escola Municipal de Belo Horizonte. O objetivo geral foi refletir sobre a utilização de jogos como recurso pedagógico na aquisição da escrita e como esses jogos podem contribuir para o sucesso dos alunos. De forma mais específica também buscamos identificar jogos que auxiliam no processo de alfabetização e letramento; selecionando jogos que poderiam atender aos alunos no processo de alfabetização; utilizando os jogos pesquisados com os alunos em sala de aula e verificando teoricamente os resultados obtidos com a intervenção. Este estudo se justifica a partir da necessidade de adotar em minha prática pedagógica estratégias diferenciadas que possibilitem um maior envolvimento dos alunos e, consequentemente, um melhor desenvolvimento em seus processos de aquisição da escrita. A fundamentação teórica para este trabalho está baseada nas pesquisas de Kishimoto (2003), Morais (2019), Soares (2017). A metodologia utilizada foi baseada na abordagem da pesquisa-ação, em que se criou um projeto para análise pedagógica. Neste projeto, foram propostos: avaliação inicial, seleção de jogos, aplicação dos jogos selecionados, e avaliação final. Após aplicação da avaliação e utilização dos jogos, iniciou-se a descrição dos resultados da avaliação diagnóstica e de como os jogos foram utilizados, as principais reações dos alunos, as intervenções adotadas e os resultados finais. Os resultados apontam a importância dos jogos para a aquisição da escrita, com destaque para o favorecimento de situações de aprendizagem na sala de aula, proporcionando aos alunos atividades mais interativas e dinâmicas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherJogos educativospt_BR
dc.subject.otherAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.otherEscrita (ensino de primeiro grau) - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleOs jogos como recurso pedagógico no processo de aquisição da escritapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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