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http://hdl.handle.net/1843/33270
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Gilcinei Teodoro Carvalho | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4671054290421564 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Valéria Barbosa de Resende | pt_BR |
dc.creator | Sandra Martins Vieira | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0114334640056588 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-04-15T10:25:02Z | - |
dc.date.available | 2020-04-15T10:25:02Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/33270 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho é resultado de um plano de ação desenvolvido em uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental I de uma Escola Municipal de Belo Horizonte. O objetivo geral foi refletir sobre a utilização de jogos como recurso pedagógico na aquisição da escrita e como esses jogos podem contribuir para o sucesso dos alunos. De forma mais específica também buscamos identificar jogos que auxiliam no processo de alfabetização e letramento; selecionando jogos que poderiam atender aos alunos no processo de alfabetização; utilizando os jogos pesquisados com os alunos em sala de aula e verificando teoricamente os resultados obtidos com a intervenção. Este estudo se justifica a partir da necessidade de adotar em minha prática pedagógica estratégias diferenciadas que possibilitem um maior envolvimento dos alunos e, consequentemente, um melhor desenvolvimento em seus processos de aquisição da escrita. A fundamentação teórica para este trabalho está baseada nas pesquisas de Kishimoto (2003), Morais (2019), Soares (2017). A metodologia utilizada foi baseada na abordagem da pesquisa-ação, em que se criou um projeto para análise pedagógica. Neste projeto, foram propostos: avaliação inicial, seleção de jogos, aplicação dos jogos selecionados, e avaliação final. Após aplicação da avaliação e utilização dos jogos, iniciou-se a descrição dos resultados da avaliação diagnóstica e de como os jogos foram utilizados, as principais reações dos alunos, as intervenções adotadas e os resultados finais. Os resultados apontam a importância dos jogos para a aquisição da escrita, com destaque para o favorecimento de situações de aprendizagem na sala de aula, proporcionando aos alunos atividades mais interativas e dinâmicas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Interação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject.other | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject.other | Escrita (ensino de primeiro grau) - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Os jogos como recurso pedagógico no processo de aquisição da escrita | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
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