Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/33270
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Os jogos como recurso pedagógico no processo de aquisição da escrita |
Authors: | Sandra Martins Vieira |
First Advisor: | Gilcinei Teodoro Carvalho |
First Referee: | Valéria Barbosa de Resende |
Abstract: | O presente trabalho é resultado de um plano de ação desenvolvido em uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental I de uma Escola Municipal de Belo Horizonte. O objetivo geral foi refletir sobre a utilização de jogos como recurso pedagógico na aquisição da escrita e como esses jogos podem contribuir para o sucesso dos alunos. De forma mais específica também buscamos identificar jogos que auxiliam no processo de alfabetização e letramento; selecionando jogos que poderiam atender aos alunos no processo de alfabetização; utilizando os jogos pesquisados com os alunos em sala de aula e verificando teoricamente os resultados obtidos com a intervenção. Este estudo se justifica a partir da necessidade de adotar em minha prática pedagógica estratégias diferenciadas que possibilitem um maior envolvimento dos alunos e, consequentemente, um melhor desenvolvimento em seus processos de aquisição da escrita. A fundamentação teórica para este trabalho está baseada nas pesquisas de Kishimoto (2003), Morais (2019), Soares (2017). A metodologia utilizada foi baseada na abordagem da pesquisa-ação, em que se criou um projeto para análise pedagógica. Neste projeto, foram propostos: avaliação inicial, seleção de jogos, aplicação dos jogos selecionados, e avaliação final. Após aplicação da avaliação e utilização dos jogos, iniciou-se a descrição dos resultados da avaliação diagnóstica e de como os jogos foram utilizados, as principais reações dos alunos, as intervenções adotadas e os resultados finais. Os resultados apontam a importância dos jogos para a aquisição da escrita, com destaque para o favorecimento de situações de aprendizagem na sala de aula, proporcionando aos alunos atividades mais interativas e dinâmicas. |
Subject: | Educação Jogos educativos Alfabetização Escrita (ensino de primeiro grau) - Estudo e ensino |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/33270 |
Issue Date: | 7-Dec-2019 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ACPP Sandra Martins Vieira (1).pdf | 1.44 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License