Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/33272
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Experiências musicais com crianças: ouvir, cantar, explorar, expressar.
Autor(es): Sheila Alves Moreira Viana Assunção
Primeiro Orientador: Ana Paula Rodrigues
Segundo membro da banca: Marcus Vinícius Rodrigues Martins
Resumo: A linguagem musical é um campo do conhecimento que está presente nas práticas pedagógicas de docentes que trabalham com crianças pequenas, sendo objeto de análise neste trabalho, cujo objetivo principal foi compreender as possíveis contribuições da música para o processo de aquisição da oralidade de crianças de 1/2 anos. Assim, quer entender a relação que as crianças estabelecem ou constroem com a música, bem como as interações que criam uma com as outras e com as professoras, por meio das experiências musicais. A metodologia utilizada é a pesquisa-ação e, para tanto, foram realizadas, junto às crianças, algumas atividades que possibilitaram a elas a vivência com a música. Os dados foram obtidos por meio de fotos, observação e diário de campo da professora-pesquisadora, entre os meses de fevereiro a agosto de 2019. Estudos sobre a oralidade, a linguagem musical, as práticas de musicalização na Educação Infantil, basearam teoricamente este trabalho, principalmente autores como Brito (2003), Bezerra, Santos e Pacífico (2017) e Nogueira (2005). Os procedimentos adotados envolvem a descrição das atividades realizadas e, posteriormente, a análise por meio de categorias. Os resultados obtidos com as análises apontam para a relação positiva entre música e oralidade. Apontam também para uma falta de arcabouço teórico, ou seja, uma fragilidade na formação inicial e continuada de professores, voltada para a educação musical, o que traz influência e impactos à prática pedagógica dessas docentes.
Abstract: The musical language is a knowledge field that is present in the pedagogical practices of teachers who work with young children, and it is the subject of analysis of the present work. It’s main purpose was identifying the possible contributions of music during the process of speech acquisition for 1 and 2 year old children. Therefore, it wishes to interpret the relationship that children establish with music, as well as the interactions with each other and the teachersgenerated by it.The methodology used was the action-research and, for this purpose, some activities were executed with the children to provide them musical experience. Data were collected through pictures, observation and field diary of the researcher-teacher, from February to August 2019. This work was based on studies about orality, musical language and the practices of musicalization in childhood education, mainly referencing authors as Brito (2003), Bezerra, Santos e Pacífico (2017) e Nogueira (2005). The chosen procedures involve the description of the activities performed and, subsequently, the analysis by categories. The results obtained from such analyses indicate the positive relationship between music and orality. Also pointed by the outputs, is a lack of theoretical framework, in other words, fragility in the initial and continuing formation of teachers focused on musical education, which causes impacts to the pedagogical practice of these educators.
Assunto: Educação
Música - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Música na educação
Comunicação oral
Educação de crianças
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/33272
Data do documento: 7-Dez-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Experiências musicais com crianças ouvir, cantar, explorar, expressar.pdf4.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons